Projeto “Paisagens Conversas” avança na restauração da Mata Atlântica em Santa Catarina

Compartilhe esse conteúdo

Em julho a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” realizou importantes atividades no ’’Projeto de Assentamento Águas Cristalinas”, no município de Vidal Ramos/SC. O objetivo foi coletar dados primários para o diagnóstico socioeconômico das áreas objeto de restauração, por meio de entrevistas com os proprietários e residentes neste assentamento rural.

Visita aos moradores de Vidal Ramos/SC. Foto: Acervo Mater Natura

Segundo a equipe técnica do projeto, foram realizadas 28 entrevistas, que abordaram aspectos como as atividades produtivas, a relação com o meio ambiente e as expectativas em relação ao projeto de restauração. Essas informações serão fundamentais para o planejamento das ações e para garantir a participação da comunidade no processo. 

As atividades conduzidas junto aos proprietários e residentes dos lotes no “Projeto de Assentamento Águas Cristalinas”, além de socializar informações sobre os objetivos do projeto, também propiciou a coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos das propriedades, para contribuir para o diagnóstico socioeconômico local.

Equipe realiza entrevistas para o diagnóstico socioeconômico das áreas objeto de restauração. Foto: Acervo Mater Natura

No dia 6 de agosto, em um encontro realizado na sede da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Santa Catarina, a equipe do projeto apresentou os resultados alcançados até o momento para os técnicos do órgão, para representantes do Ministério Público Federal e também para representantes de outras quatro instituições executoras de projetos similares, aprovados em chamada pública promovida pelo Ibama.

Durante a reunião, o coordenador técnico do projeto do Mater Natura, César Tavares, detalhou o diagnóstico e a proposta de projeto finalístico de restauração para a segunda fase do projeto, com a apresentação das atividades realizadas para a marcação de matrizes de espécies da flora ameaçadas de extinção e a respectiva coleta de sementes, bem como as áreas prioritárias delimitadas para a intervenção de recuperação florestal. Também destacou a importância do envolvimento dos atores sociais que interagem com a paisagem, para o sucesso do projeto.

Sobre o Projeto

O projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica“, selecionado na Chamada Ibama nº 02/2018, possui como propósito realizar ações de restauração da vegetação nativa, orientadas por diálogos institucionais. A iniciativa visa restaurar a Mata Atlântica, com foco especial no aumento das populações de espécies raras ou ameaçadas, como a Araucaria angustifolia (araucária), Ocotea porosa (imbuia) e Ocotea catharinensis (canela-preta). A área de atuação deste projeto do Mater Natura abrange o Grupo Territorial IV – Doutor Pedrinho, englobando os municípios catarinenses de Doutor Pedrinho, Santa Terezinha e Vidal Ramos, com um total de 289,54 hectares destinados à restauração.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Elos da Mata Atlântica: novo projeto inicia ações de restauração no sudeste do Paraná

Iniciamos, em outubro de 2025, mais uma iniciativa estratégica para a conservação da biodiversidade: o projeto “Elos da Mata Atlântica: Corredores para a Reconexão Ecológica”, aprovado no Edital 21/2024 – Floresta Viva (Sudeste do Paraná), gerenciado pelo Funbio. Com duração de 48 meses, o projeto tem como meta restaurar 200 hectares de áreas degradadas em

Notícias

Eventos e reuniões de setembro fortalecem ações e parcerias do Mater Natura

O mês de setembro foi intenso, com uma série de atividades, reuniões e eventos que reforçaram parcerias, avançaram projetos e ampliaram ações de educação ambiental e conservação da biodiversidade. Educação ambiental e restauração florestalNo dia 26 de setembro, participamos de uma ação de educação ambiental com a Sociedade Chauá e a Natureza Karuna, dando continuidade

Rolar para cima