Projeto “Paisagens Conversas” avança na restauração da Mata Atlântica em Santa Catarina

Compartilhe esse conteúdo

Em julho a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” realizou importantes atividades no ’’Projeto de Assentamento Águas Cristalinas”, no município de Vidal Ramos/SC. O objetivo foi coletar dados primários para o diagnóstico socioeconômico das áreas objeto de restauração, por meio de entrevistas com os proprietários e residentes neste assentamento rural.

Visita aos moradores de Vidal Ramos/SC. Foto: Acervo Mater Natura

Segundo a equipe técnica do projeto, foram realizadas 28 entrevistas, que abordaram aspectos como as atividades produtivas, a relação com o meio ambiente e as expectativas em relação ao projeto de restauração. Essas informações serão fundamentais para o planejamento das ações e para garantir a participação da comunidade no processo. 

As atividades conduzidas junto aos proprietários e residentes dos lotes no “Projeto de Assentamento Águas Cristalinas”, além de socializar informações sobre os objetivos do projeto, também propiciou a coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos das propriedades, para contribuir para o diagnóstico socioeconômico local.

Equipe realiza entrevistas para o diagnóstico socioeconômico das áreas objeto de restauração. Foto: Acervo Mater Natura

No dia 6 de agosto, em um encontro realizado na sede da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Santa Catarina, a equipe do projeto apresentou os resultados alcançados até o momento para os técnicos do órgão, para representantes do Ministério Público Federal e também para representantes de outras quatro instituições executoras de projetos similares, aprovados em chamada pública promovida pelo Ibama.

Durante a reunião, o coordenador técnico do projeto do Mater Natura, César Tavares, detalhou o diagnóstico e a proposta de projeto finalístico de restauração para a segunda fase do projeto, com a apresentação das atividades realizadas para a marcação de matrizes de espécies da flora ameaçadas de extinção e a respectiva coleta de sementes, bem como as áreas prioritárias delimitadas para a intervenção de recuperação florestal. Também destacou a importância do envolvimento dos atores sociais que interagem com a paisagem, para o sucesso do projeto.

Sobre o Projeto

O projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica“, selecionado na Chamada Ibama nº 02/2018, possui como propósito realizar ações de restauração da vegetação nativa, orientadas por diálogos institucionais. A iniciativa visa restaurar a Mata Atlântica, com foco especial no aumento das populações de espécies raras ou ameaçadas, como a Araucaria angustifolia (araucária), Ocotea porosa (imbuia) e Ocotea catharinensis (canela-preta). A área de atuação deste projeto do Mater Natura abrange o Grupo Territorial IV – Doutor Pedrinho, englobando os municípios catarinenses de Doutor Pedrinho, Santa Terezinha e Vidal Ramos, com um total de 289,54 hectares destinados à restauração.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

18/09: Webinar “Olha o Clima, Litoral!” debate resiliência climática no Paraná

O Brasil está passando por uma crise sem precedentes, com o clima mais seco dos últimos tempos, estados cobertos por fumaça de florestas queimando e rios com níveis cada vez mais baixos. Para discutir como a região pode se adaptar e fortalecer sua resiliência, o webinar “Olha o Clima, Litoral!” – Resiliência Climática no Litoral

Nossas ações

6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e

Rolar para cima