No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a Meta II (ações de restauração em si).

E no dia 30 de abril foi realizada reunião com lideranças indígenas da Aldeia Bugio (TI Ibirama-La Klãnõ) para apresentação do projeto e estruturação conjunta das ações previstas para este público.



O projeto Paisagens Conversas é realizado pelo Mater Natura em cooperação com outras organizações da sociedade civil e órgãos públicos do Paraná e de Santa Catarina. Tem como propósito realizar ações de restauração da vegetação nativa da Mata Atlântica, orientadas por diálogos institucionais, com foco especial no aumento das populações de espécies raras ou ameaçadas, como a Araucaria angustifolia (araucária), Ocotea porosa (imbuia) e Ocotea catharinensis (canela-preta). Abrange o Grupo Territorial IV – Doutor Pedrinho, englobando os municípios catarinenses de Doutor Pedrinho, Santa Terezinha e Vidal Ramos, com um total de 289,54 hectares destinados à restauração. É um dos cinco projetos aprovados em chamada pública realizada pelo Ibama para implementação em municípios catarinenses.
Com duração de oito anos, a proposta está estruturada em três fases (metas):
- Meta I: Diagnóstico das áreas de ação e elaboração do projeto técnico para restauração (concluída);
- Meta II: Implementação das ações de restauração ecológica (o Ministério Público e a Justiça Federal liberaram os recursos financeiros e o IBAMA autorizou o início dos trabalhos no dia 06.05.2025);
- Meta III: Monitoramento sistemático dos plantios nos últimos três anos do projeto.
A Meta II será executada ao longo de quatro anos, promovendo a restauração de 289,54 ha de ambientes degradados na REBES e em dois Projetos de Assentamentos Rurais do Incra.