Projeto “Conecta UC” realiza diagnósticos participativos em seis meses de atividades

Compartilhe esse conteúdo

O projeto “Conecta UC: integrando unidades de conservação do Lagamar paranaense” está completando seis meses de atividades e já colhe frutos importantes na sua missão de conectar a conservação da natureza com o desenvolvimento das comunidades locais.

Equipe do projeto e parceiros – Acervo Mater Natura

Com o apoio do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral), o projeto atua na APA de Guaratuba, com foco em seis Unidades de Conservação (UCs):

  • Parque Nacional (PARNA) Guaricana
  • PARNA Saint-Hilaire/Lange
  • Parque Estadual (PE) do Palmito
  • Estação Ecológica (ESEC) do Guaraguaçu
  • Parque Estadual do Rio da Onça
  • Parque Estadual Boguaçu

Construindo um diagnóstico participativo

Para alcançar o objetivo de integrar as UCs com as comunidades do entorno, o projeto tem se dedicado à elaboração de dois diagnósticos:

  • Diagnóstico da ocupação e uso do território por populações tradicionais e seus modos de vida, que busca compreender a relação das comunidades com o território e seus conhecimentos tradicionais.
  • Diagnóstico da cadeia produtiva agroecológica no entorno das UCs, que analisa as atividades agrícolas da região, identificando seus impactos e potencial para o desenvolvimento sustentável.

O projeto Conecta UC já demonstra resultados importantes na construção de pontes entre a conservação da natureza e as comunidades locais – Acervo Mater Natura

Nos primeiros seis meses de atividades, o projeto promoveu um intenso processo de diálogo e participação, com:

  • Reuniões com instituições: foram realizadas 15 reuniões com diferentes instituições, como ICMBio, IAT, IDR, Aprumpar, UFPR-Litoral, Colipa e Funai, buscando integrar os diferentes atores envolvidos na gestão do território.
  • Oficinas com comunidades: seis oficinas “Diálogo sobre as tradições locais” reuniram 13 comunidades do entorno das UCs, promovendo a troca de saberes e a construção coletiva do projeto.
  • Mapeamento das comunidades tradicionais: um mapa com a localização das comunidades foi elaborado para auxiliar no planejamento das ações e fortalecer a visibilidade desses grupos.
  • Identificação das atividades agrícolas: o projeto mapeou e identificou as principais atividades agrícolas no entorno das UCs, analisando seus impactos socioambientais.

Resultados e próximos passos:

Nos próximos meses, o projeto dará continuidade às atividades de diálogo e elaboração dos diagnósticos, visando a identificação de áreas prioritárias para restauração e a proposição de ações para o desenvolvimento sustentável da região.

Para saber mais e acompanhar as atividades, acesse a página do projeto no site do Mater Natura: link do projeto.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima