Primeira etapa de monitoramento do projeto Corredores de Biodiversidade foi concluída

Compartilhe esse conteúdo

22 de dezembro de 2017, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Entre os dias 28 de novembro e 08 de dezembro de 2017 a equipe técnica do projeto Corredores de Biodiversidade esteve em campo realizando a Primeira Campanha de Monitoramento das áreas que serão restauradas no projeto financiado pelo BNDES. O monitoramento foi realizado com apoio do CORIPA – Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influencia, IAP – Instituto Ambiental do Paraná, ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade , IMASul – Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul , Macuco Safari e Prefeitura de Alto Paraíso.Houve ainda a importante participação dos consultores Antônio Carlos Galvão de Melo e Jefferson Ferreira Lima.

Foram instaladas 77 parcelas de monitoramento prévio nos seguintes locais: Ilha Ivaí que faz parte do complexo de aproximadamente 180 ilhas do Parque Nacional de Ilha Grande; Assentamento Zumbi dos Palmares, inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná; Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Parque Nacional do Iguaçu. O método aplicado para a realização do monitoramento foi o Protocolo de Monitoramento do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e Modelo de Monitoramento realizado no Estado de São Paulo.

A equipe técnica do projeto agradece imensamente pelo apoio e parceria incondicional, com a certeza de que seguiremos juntos neste próximo ano, já com o início dos plantios. Desejamos a todos boas festas!

Confiram algumas fotos desta campanha:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Elos da Mata Atlântica: novo projeto inicia ações de restauração no sudeste do Paraná

Iniciamos, em outubro de 2025, mais uma iniciativa estratégica para a conservação da biodiversidade: o projeto “Elos da Mata Atlântica: Corredores para a Reconexão Ecológica”, aprovado no Edital 21/2024 – Floresta Viva (Sudeste do Paraná), gerenciado pelo Funbio. Com duração de 48 meses, o projeto tem como meta restaurar 200 hectares de áreas degradadas em

Notícias

Eventos e reuniões de setembro fortalecem ações e parcerias do Mater Natura

O mês de setembro foi intenso, com uma série de atividades, reuniões e eventos que reforçaram parcerias, avançaram projetos e ampliaram ações de educação ambiental e conservação da biodiversidade. Educação ambiental e restauração florestalNo dia 26 de setembro, participamos de uma ação de educação ambiental com a Sociedade Chauá e a Natureza Karuna, dando continuidade

Rolar para cima