Entre os dias 23 e 28 de outubro, 12 unidades regionais estiveram reunidas em Santa Catarina para o Encontro Nacional das Unidades Regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O encontro teve como anfitriãs outras duas unidades – Apremavi e Instituto Çarakura. Pudemos visitar áreas com diferentes técnicas e períodos de implementação da restauração ecológica, conhecer o viveiro da Apremavi, a área de restauração em restinga, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e, ainda, saber um pouco mais sobre a permacultura e as oportunidades do uso da técnica na restauração de ecossistemas.
A ocasião foi de imersão e troca de experiências. Os representantes das instituições tiveram a oportunidade de conhecer melhor a atuação das anfitriãs e nesses momentos todos puderam compartilhar sobre os desafios e oportunidades da restauração na Mata Atlântica.
Formado em 2009, o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um movimento nacional que articula e integra atores interessados na restauração do bioma, induzindo ações e resultados em larga escala, com benefícios ambientais, sociais e econômicos. Desde sua fundação, o Mater Natura atua no conselho de coordenação do Pacto.
Entre as instâncias do Pacto estão as UR, que têm como função atuar no diagnóstico da cadeia de restauração, auxiliando na identificação dos cenários e dos atores locais, bem como na identificação das lacunas de informações e dos elos dessa cadeia.