Projeto inicia diagnóstico da cadeia agroecológica em comunidades do Paraná

Compartilhe esse conteúdo

No dia 15 de março, a comunidade Castelhanos, em São José dos Pinhais, recebeu a oficina Diagnóstico da cadeia produtiva orgânica e agroecológica, que reuniu produtores de banana que atuam nos sistemas convencional, orgânico e agroecológico.

Durante a atividade, foram identificados os principais produtos, os insumos e os consumidores da comunidade, além do calendário de produção e a distribuição dos diferentes tipos de cultivo (convencional, orgânico, orgânico certificado e agroecológico). Os participantes também compartilharam percepções sobre os desafios e oportunidades da produção local.

Oficina na comunidade Castelhanos, em São José dos Pinhais, para diagnóstico da cadeia produtiva orgânica e agroecológica local

A oficina faz parte do projeto Conecta UC, realizado pelo Mater Natura com apoio do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral do Paraná). O projeto tem entre seus objetivos realizar um diagnóstico da cadeia produtiva agroecológica no entorno das Unidades de Conservação (UCs) do sul do litoral do Paraná. A comunidade Castelhanos, por estar próxima ao Parque Nacional do Guaricana, foi uma das primeiras a receber a atividade como área estratégica.

O projeto Conecta UC tem entre seus objetivos realizar um diagnóstico da cadeia produtiva agroecológica no entorno das Unidades de Conservação

O mesmo formato de oficina será aplicado em outras comunidades locais, como a Colônia Maria Luiza (Paranaguá) e as comunidades Morro Alto e Mundo Novo do Saquarema (Morretes). Os dados coletados irão compor um panorama da produção orgânica e agroecológica na região, para auxiliar na tomada de decisões e na alocação de recursos, conforme as demandas dos produtores.

Participantes da oficina realizada pelo projeto Conecta UC

Este trabalho é realizado com recursos do Termo de Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná  e a Petrobras, com a interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no âmbito do processo de  Cumprimento de Sentença nº 5001337-92.2012.4.04.7008, provenientes das Ações Civis Públicas 0000041-91.2010.404.7008 (PR) e nº 200270080002601, movidas pelo IAP – INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ  e pelo MPPR e MPF, respectivamente em face de PETRÓLEO BRASILEIRO S/A – PETROBRAS.

Confira mais fotos da oficina:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Restauração no Alto Paraná avança, mas queimadas ameaçam áreas recuperadas

Estamos restaurando áreas estratégicas na ecorregião do Alto Paraná pelo projeto Reconecta Alto Paraná – Restaurando corredores e unindo pessoas, com o objetivo de recuperar ecossistemas degradados e fortalecer a conectividade entre fragmentos florestais para manutenção de corredores de biodiversidade. O projeto é realizado pelo Mater Natura em parceria técnico-financeira com o WWF-Brasil, com apoio

Rolar para cima