Oficina contribui para gestão mais participativa em UCs no litoral do Paraná

Compartilhe esse conteúdo

No dia 18 de março, realizamos a Oficina Estruturante de Planejamento Participativo, uma importante etapa do projeto Diálogo UC: Fortalecimento da Gestão Participativa das Unidades de Conservação do Território da APA de Guaratuba. O evento foi realizado na UFPR Litoral, em Matinhos/PR e teve a presença de 32 participantes, incluindo gestores das seis Unidades de Conservação (UCs) do território, representantes de comunidades do entorno, pesquisadores e a equipe técnica do projeto. O objetivo foi criar espaços de reflexão coletiva, validar diagnósticos e construir planos de capacitação para fortalecer a gestão participativa nessas áreas.

Oficina Estruturante de Planejamento Participativo do projeto Diálogo UC, realizada na UFPR Litoral em Matinhos/PR

O projeto Diálogo UC, realizado pelo Mater Natura com apoio do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ Litoral do Paraná), busca promover a conservação da biodiversidade e fortalecer a governança ambiental no litoral do Paraná. Abrange as seis UCs da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba e a comunidade Mundo Novo do Saquarema (Morretes/PR), com o objetivo de fortalecer a gestão participativa por meio da articulação com diversos atores, a capacitação de lideranças e a implementação de planos de intervenção.

Mapa da abrangência do projeto Diálogo UC

A oficina foi marcada por dinâmicas interativas, como as “Appreciative Interviews”, que promoveram a troca de histórias de sucesso na gestão participativa entre os participantes, destacando elementos como diálogo, inclusão social e educação ambiental. Desses relatos, emergiram padrões inspiradores, como a importância da educação ambiental continuada, o valor da articulação intersetorial e o poder do associativismo comunitário.

Os participantes dividiram-se em duplas e se revezaram nos papéis de entrevistador e entrevistado. Depois, em quartetos, cada pessoa recontou a história do seu par

Em uma etapa seguinte, os trabalhos em grupo permitiram priorizar os desafios que cada uma das Unidades de Conservação e a comunidade selecionada enfrentam. A ferramenta do “Café Mundial” possibilitou que todos os participantes contribuíssem com insights para cada unidade. Entre os principais desafios citados estão:

  • Fortalecimento e articulação das comunidades (APA de Guaratuba e PARNA Saint-Hilaire/Lange);
  • Regularização fundiária (PE do Boguaçu e PARNA Guaricana);
  • Comunicação entre pescadores, gestores e pesquisadores (PARNA Marinho das Ilhas dos Currais);
  • Recursos humanos e apoio logístico para conselhos gestores (APA de Guaratuba);
  • Expansão urbana e pressão imobiliária (PE do Boguaçu e PARNA Saint-Hilaire/Lange).

Divisão em grupos buscou socializar os desafios das UCs e colher novas contribuições dos participantes, para identificar os temas do Plano de Capacitação

A equipe técnica do projeto também destacou a necessidade de reativar conselhos gestores, como o da APA de Guaratuba, que está inativo desde 2018. Além disso, foram apontadas estratégias para engajamento, como a criação de materiais educativos e a realização de reuniões locais para identificar temas de interesse comum.

“Esta oficina superou nossas expectativas, pois proporcionou uma interação muito produtiva, principalmente pela diversidade de conhecimentos e posicionamentos”, diz Renata Garrett Padilha, coordenadora do projeto. “Os resultados mostram o potencial da gestão participativa quando criamos espaços democráticos para o diálogo de saberes.”

Equipe técnica do projeto Diálogo UC durante a oficina (da esquerda para a direita): Juliana Vitulskis (Comunicação), Silvana de Andrade (Técnica de campo), Renata Garret Padilha (Coordenadora), Juliana Pina (Técnica de campo), Cynthia Bresser (Design) e Carolina Müller (Técnica de campo)

Devido a dificuldades de participação de alguns gestores de UCs, a equipe do projeto planeja reuniões complementares para finalizar a análise dessas unidades. 

A próxima atividade será uma continuidade da oficina, em formato virtual, marcada para ocorrer dia 15/04, das 8h30 às 11h30, com o objetivo de priorizar os temas para consolidação dos Planos de Capacitação e Monitoramento. 

A organização da Oficina Estruturante contou com a participação ativa dos gestores das seis Unidades de Conservação compreendidas no projeto e de uma comunidade local (Área de Proteção Ambiental Estadual de Guaratuba, Parque Estadual do Boguaçu, Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, Parque Nacional Guaricana, Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, Parque Natural Municipal Lagoa do Parado e Comunidade Mundo Novo do Saquarema – Morretes).

Participantes da oficina ao final do evento

Este trabalho foi elaborado com recursos do Termo de Acordo Judicial celebrado entre o Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Paraná  e a Petrobras, com a interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no âmbito do processo de  Cumprimento de Sentença nº 5001337-92.2012.4.04.7008, provenientes das Ações Civis Públicas 0000041-91.2010.404.7008 (PR) e nº 200270080002601, movidas pelo IAP – INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ  e pelo MPPR e MPF, respectivamente em face de PETRÓLEO BRASILEIRO S/A – PETROBRAS.

Confira mais fotos da oficina:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima