Projeto do bicudinho-do-brejo obtém um grande resultado!

Compartilhe esse conteúdo

16 de dezembro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza o Mater Natura executa o projeto “Revigoramento populacional do bicudinho-do-brejo”, desde janeiro de 2018. O objetivo deste projeto é aumentar a variabilidade genética de duas populações do bicudinho-do-brejo mediante a troca de ovos entre essas populações, especificamente a do rio Nhundiaquara, na divisa dos municípios de Antonina e Morretes, e a da baía de Guaratuba, ambas situadas no Paraná.

A equipe técnica do projeto constatou nas atividades de campo um grande sucesso! Em novembro de 2019 verificou-se o nascimento de um filhote proveniente de um ovo translocado da população da ave situada em Guaratuba-PR para Morretes-PR. “Isto é muito importante para o bicudinho do-brejo (Formicivora acutirostris), uma vez que a espécie apresenta populações isoladas sem fluxo gênico, o que culmina em uma baixa variabilidade genética”, comenta Tiago Machado, técnico do projeto. “Assim, este sucesso na translocação permitirá, a longo prazo, o aumento desta variabilidade trazendo grandes benefícios à população e a espécie”, complementa.

Os indivíduos nascidos dos ovos translocados serão monitorados para verificar se sairão dos ninhos, atingirão independência (entre 7 a 9 semanas de vida) e se conseguirão se fixar em territórios (por volta de um ano de vida). Para permitir esse acompanhamento, eles serão anilhados com anilhas plásticas coloridas.

Filhote proveniente de um ovo deslocado de Guaratuba para Morretes. Foto: Tiago Machado.
Filhote proveniente de um ovo translocado de Guaratuba para Morretes. Foto: Tiago Machado.

 

 


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima