Pesquisador do Mater Natura publica artigo na revista Oecologia

Compartilhe esse conteúdo

17 de Fevereiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

A ética e transparência é um dos Valores do Mater Natura, nos guiando para que haja clareza na prestação de contas e ampla divulgação de nossos resultados. A comunicação e difusão das informações técnicas, científicas e acadêmicas produzidas em atividades institucionais e nos projetos da OSCIP é parte do ideal de compartilhar com todos os setores da sociedade as experiências e conhecimentos adquiridos.

Com esse intuito, no Relatório que condensa nossa história e os resultados de 35 anos de atuação da OSCIP, foi incluído um capítulo sobre Comunicação e Publicações (páginas 88 a 105 deste link). O capítulo apresenta as referências bibliográficas de 147 publicações lançadas neste período, resultantes da execução de 35 de nossos projetos. Elas compreendem 9 teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado, livros, capítulos de livros, resumos em congressos e eventos similares, trabalhos em periódicos técnico – científicos, além de outros como link para seção de vídeos, jogos didáticos e alguns folders.

A mais recente publicação referente aos trabalhos do Mater Natura foi efetuada agora em janeiro de 2019, na revista científica internacional Oecologia. Trata-se do artigo “Local drivers of the structure of a tropical bird‑seed dispersal network”, de autoria dos pesquisadores Tiago Machado de Souza, Ricardo Pamplona Campos, Mariano Devoto e Isabela Galarda Varassin, e refere-se a mais um dos resultados do desenvolvimento do projeto “Avaliação da vulnerabilidade de extinção das espécies da Floresta Atlântica mediante o uso de redes de interação mutualística entre plantas zoocóricas e aves frugívoras”, desenvolvido entre 2011 a 2013 pelo Mater Natura em parceria com o Laboratório de Interações & Biologia Reprodutiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Com foco voltado para as interações entre as aves frugívoras e as plantas ornitocóricas, fizeram parte dos objetivos deste projeto: (i) determinar as redes de interações entre aves e plantas ao longo da sucessão florestal da Mata Atlântica do Sul do Brasil; (ii) conhecer os frutos e nutrientes da Floresta Atlântica disponíveis às aves; (iii) avaliar as espécies mais resistentes e as mais vulneráveis à extinção.

Em relação ao artigo recém publicado, o estudo revelou que a estrutura geral da rede de interação entre plantas e aves dispersoras de sementes pode ser predita por distintos modelos envolvendo abundância das espécies, abundância de frutos, sobreposição espacial, temporal e morfologia das plantas e aves. No entanto, as interações par a par entre as espécies foi melhor predita pela sobreposição temporal entre elas, ou seja, a coocorrência mensal entre as aves e os frutos maduros das plantas foi o fator que melhor explicou as interações observadas em campo. Desta forma, os autores destacam que a dispersão de sementes por aves pode ser fortemente influenciada por alterações fenológicas nas plantas e aves, principalmente em relação às decorrentes das mudanças climáticas.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Capa da revista Oecologia
Capa da revista Oecologia

Confira algumas fotos registradas durante a execução do projeto!

Aburria jacutinga - Foto: Tiago Machado de Souza
Jacutinga (Aburria jacutinga). Foto: Tiago Machado de Souza.
Fruto de Guarea macrophylla, "pau - de - arco" - Foto: Tiago Machado de Souza
Fruto de pau-de-arco (Guarea macrophylla). Foto: Tiago Machado de Souza.
Ramphastos vitellinus, "tucano - de - bico - preto". Foto: Tiago Machado de Souza
Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus). Foto: Tiago Machado de Souza.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Projetos responsáveis pela compensação de impactos em cavidades naturais subterrâneas estão em etapa final

Em 25 de março de 2021 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Margem Companhia de Mineração firmaram o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021, com o objetivo de consolidar as obrigações das partes para a execução de seis projetos visando a compensação pelos impactos negativos irreversíveis

Rolar para cima