Pesquisador associado ao Mater Natura realiza palestra na China sobre anfíbios anuros da Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

11 de Fevereiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O bioma Mata Atlântica é um dos maiores hotspots de biodiversidade no mundo, abrigando mais de 500 espécies de anfíbios. Pesquisadores associados ao Mater Natura participaram da descoberta e descrição de 21 anfíbios anuros entre os anos de 1998 e 2018.

Destes 21 anfíbios, 15 foram identificados durante o desenvolvimento de dois projetos realizados sob a coordenação do pesquisador Marcio Pie. No âmbito destes projetos, executados pelo Mater Natura em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foram realizadas expedições para caracterizar a diversidade de anuros em regiões montanhosas do Paraná e Santa Catarina, resultando na identificação destas novas espécies de anuros dos gêneros Melanophryniscus e Brachycephalus entre o período de 2015 e 2018. Todas as novas espécies apresentam uma distribuição muito restrita, levando a uma especial preocupação sobre a sua conservação. Além disso, a descoberta de tantas novas espécies em um pequeno período de tempo sugere que a diversidade de anuros de montanhas, particularmente em florestas nebulares, ainda pode estar consideravelmente subestimada.

Em reconhecimento à importância científica destas descobertas, em dezembro de 2018, Marcio foi convidado a fazer uma visita à University of Guangxi, em Nanning – China. Durante a viagem, Pie foi a campo com os pesquisadores desta Universidade e também concedeu uma palestra sobre o trabalho com anfíbios anuros da Mata Atlântica realizado por ele e outros dois pesquisadores, Luís Fernando Ribeiro e Marcos Ricardo Bornschein, também associados ao Mater Natura e que integraram a equipe técnica dos citados projetos. O objetivo desta aproximação, além da troca de informações é colaborar com o estudo de anuros do sudeste da Ásia.

Abaixo, as fotos da visita de Marcio à China!

Márcio Pie durante palestra na University of Guangxi.
Marcio Pie durante palestra na University of Guangxi.
Márcio e equipe do laboratório do Dr. Madhava Meegaskumbura da University of Guangxi.
Marcio (ao centro) e equipe do laboratório do Dr. Madhava Meegaskumbura da University of Guangxi.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Confira as novidades de março de 2024 dos projetos do Mater Natura

Gestão de projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná Em 25 de março de 2021, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), firmaram com a empresa Margem Companhia de Mineração (Supremo Cecil Cimentos) o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica

Rolar para cima