Os bons avanços na luta contra a liberação da caça no Brasil

Compartilhe esse conteúdo

26 de Maio de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Atualizado em 27 de maio de 2019.

Na manhã do Dia Mundial da Biodiversidade (22/05) foi realizado evento no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados contra os 5 (cinco) projetos de lei que tramitam na Câmara com o objetivo de liberar a caça aos animais silvestres.

Organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista, Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Animais, Aliança Pró Biodiversidade (APB), Movimento Todos Contra a Caça, Mater Natura, WWF, e outros apoiadores, na ocasião foram apresentados as seguintes ações e documentos que demonstram que a absoluta maioria da população brasileira não aceita a caça:

1) Manifesto impresso com 824 assinaturas de relevantes segmentos e pessoas da sociedade, sendo: 35 de Redes/Coletivos, 288 de ONGs, 399 de técnicos/ pesquisadores, 70 de artistas e 32 de políticos).

2) Petição online na plataforma Change, contra os 5 PLs, que já ultrapassou as 583 mil adesões.

3) Pesquisa Ibope encomendada pelo WWF que demonstra que 93% da população brasileira é contra a caça.

4) Nota de Repúdio do Ministério Público do Estado do Paraná às proposições legislativas que que permitem a caça da fauna silvestre

Após o evento, deputados e representantes da sociedade civil entregaram cópias do manifesto e apresentaram essas informações para lideranças parlamentares, em seus gabinetes da Câmara.

Repasse de informações sobre o manifesto a parlamentares na Câmara. Foto: WWF Brasil.Repasse de informações sobre o Manifesto a parlamentares na Câmara. Foto: WWF Brasil.

Lembrando que no dia 14 de maio o presidente do Conselho Federal de Biologia – CFBio, Wlademir João Tadei, enviou ofícios ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, Rodrigo Agostinho, manifestando-se de forma contrária aos projetos que tratam da liberação da caça de animais silvestres em território nacional. Veja aqui a manifestação do CFBio.

Os cinco projetos de lei pró-caça são:

PL 6.268/2016 (PL da Caça): do ex-deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) e que pretende liberar as caças esportiva e profissional;

PLP 436/2014: do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), que tenta passar para os Estados o fornecimento de autorizações de caça;

PL 7.136/2010: do deputado federal licenciado e atual chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que propõe passar para os municípios a emissão de licenças de caça; e

PL 986/2015, do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) e PL 1.019/2019, do deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP): ambos pretendem criar o Estatuto dos CACs – Colecionadores, Atiradores e Caçadores.

Contamos com a ajuda de todos vocês para os próximos passos da campanha contra os PLs, especialmente a de atingir a meta de 1 milhão de assinaturas na petição digital contra os 5 PLs. Assine compartilhe o link da petição em suas redes sociais!

Evento no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados contra os Projetos de Lei para liberação da caça no Brasil. Foto: WWF Brasil.
Evento no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados contra os Projetos de Lei para liberação da caça no Brasil. Foto: WWF Brasil.

#TODOSCONTRAACAÇA

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima