Os bons avanços na luta contra a liberação da caça no Brasil

Compartilhe esse conteúdo

26 de Maio de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Atualizado em 27 de maio de 2019.

Na manhã do Dia Mundial da Biodiversidade (22/05) foi realizado evento no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados contra os 5 (cinco) projetos de lei que tramitam na Câmara com o objetivo de liberar a caça aos animais silvestres.

Organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista, Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Animais, Aliança Pró Biodiversidade (APB), Movimento Todos Contra a Caça, Mater Natura, WWF, e outros apoiadores, na ocasião foram apresentados as seguintes ações e documentos que demonstram que a absoluta maioria da população brasileira não aceita a caça:

1) Manifesto impresso com 824 assinaturas de relevantes segmentos e pessoas da sociedade, sendo: 35 de Redes/Coletivos, 288 de ONGs, 399 de técnicos/ pesquisadores, 70 de artistas e 32 de políticos).

2) Petição online na plataforma Change, contra os 5 PLs, que já ultrapassou as 583 mil adesões.

3) Pesquisa Ibope encomendada pelo WWF que demonstra que 93% da população brasileira é contra a caça.

4) Nota de Repúdio do Ministério Público do Estado do Paraná às proposições legislativas que que permitem a caça da fauna silvestre

Após o evento, deputados e representantes da sociedade civil entregaram cópias do manifesto e apresentaram essas informações para lideranças parlamentares, em seus gabinetes da Câmara.

Repasse de informações sobre o manifesto a parlamentares na Câmara. Foto: WWF Brasil.Repasse de informações sobre o Manifesto a parlamentares na Câmara. Foto: WWF Brasil.

Lembrando que no dia 14 de maio o presidente do Conselho Federal de Biologia – CFBio, Wlademir João Tadei, enviou ofícios ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, Rodrigo Agostinho, manifestando-se de forma contrária aos projetos que tratam da liberação da caça de animais silvestres em território nacional. Veja aqui a manifestação do CFBio.

Os cinco projetos de lei pró-caça são:

PL 6.268/2016 (PL da Caça): do ex-deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) e que pretende liberar as caças esportiva e profissional;

PLP 436/2014: do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), que tenta passar para os Estados o fornecimento de autorizações de caça;

PL 7.136/2010: do deputado federal licenciado e atual chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que propõe passar para os municípios a emissão de licenças de caça; e

PL 986/2015, do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) e PL 1.019/2019, do deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP): ambos pretendem criar o Estatuto dos CACs – Colecionadores, Atiradores e Caçadores.

Contamos com a ajuda de todos vocês para os próximos passos da campanha contra os PLs, especialmente a de atingir a meta de 1 milhão de assinaturas na petição digital contra os 5 PLs. Assine compartilhe o link da petição em suas redes sociais!

Evento no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados contra os Projetos de Lei para liberação da caça no Brasil. Foto: WWF Brasil.
Evento no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados contra os Projetos de Lei para liberação da caça no Brasil. Foto: WWF Brasil.

#TODOSCONTRAACAÇA

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima