Mater Natura toma posse em Conselhos do PEVRI e do PACTO

Compartilhe esse conteúdo

07 de maio de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura-Instituto de Estudos Ambientais.

Os Conselhos Consultivo ou Deliberativo é um instrumento previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei nº 9.985/2000) que permite que a sociedade tenha voz em decisões para gestão de áreas protegidas, por meio de representantes eleitos ou indicados por seus pares. O Conselho é formado por membros de empresas, segmentos ligados ao governo e a sociedade civil.

Reconhecendo a importância dessa representatividade o Mater Natura tem atuação em diversos Conselhos, entre eles, fomos recentemente eleitos para o Conselho Consultivo do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI), localizado no Mato Grosso do Sul, onde o Mater Natura tem atuação, em conjunto com a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, há mais de 10 anos. Também possui atuação local, por meio da realização de iniciativa de restauração ecológica, com o projeto Corredores de Biodiversidade, patrocinado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

No dia 22 de abril aconteceu a primeira reunião do colegiado referente ao biênio 2021-2023, com a participação de mais de 30 integrantes, entre titulares e suplentes. Nesta reunião, foram apresentadas algumas informações gerais a respeito da unidade de conservação e em relação a ações futuras que estarão acontecendo nos próximos meses. Como deliberação da reunião, foi constituído um Grupo de Trabalho (GT) para realizar os encaminhamentos de uma proposta de construção de um Plano de Ação do Conselho Consultivo do PEVRI.

Reunião de Posse do Conselho Consultivo do PEVRI.
Reunião de Posse do Conselho Consultivo do PEVRI.

Ainda sobre a participação em Colegiados, no dia 29 de abril ocorreu a posse do Conselho de Coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, para o biênio 2021-2022. O movimento tem 12 anos de atuação, sendo o Mater Natura um de seus fundadores. Além de atuar no Conselho, também somos a Unidade Regional (UR) do Pacto no Paraná. As unidades regionais tem a função de atuar como uma secretaria executiva local e regional, no que se refere as ações do movimento e no objetivo de cumprir sua meta.

Reunião de Posse do Conselho do PACTO.
Reunião de Posse do Conselho do PACTO. Fonte. Redes sociais do PACTO.

O Conselho do PACTO tem instituições com atuação em diferentes estados do Bioma Mata Atlântica. O movimento busca integrar e articular atores que atuam pela conservação e restauração da Mata Atlântica, com o objetivo de viabilizar a recuperação ecológica de 15 milhões de hectares até o ano de 2050, com metas e monitoramento dos resultados.

Com apoio do World Resources Institute (WRI), o Pacto está realizando a segunda edição do podcast Tom da Mata. O episódio da semana – 03 a 07 de maio é sobre os impactos da restauração florestal na sociedade.

Podcast Tom da Mata.
Podcast Tom da Mata.

Ouça o episódio acessando este link:  http://bit.ly/tomdamata11.

 

 

 

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima