Mater Natura atua no fortalecimento de ações conjuntas junto aos Corredores do Rio Paraná e das Araucárias

Compartilhe esse conteúdo

07 de maio de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura-Instituto de Estudos Ambientais.

No cumprimento de sua missão, o Mater Natura valoriza e atua para fortalecer os movimentos e redes de atores, a exemplo da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, em que atua há mais de 10 anos.

Em 2017 a OSCIP iniciou projeto de restauração ecológica patrocinado pelo BNDES, que além da restauração florestal, propriamente dita, possui metas de articulação institucional e de comunicação. Ao longo dos quatro anos de execução do projeto, foram promovidas reuniões anuais com a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade das Araucárias e a do Rio Paraná. No ano de 2020, devido a pandemia ocasionada pelo Covid-19, não aconteceu a reunião com a Rede das Araucárias, sendo que esta foi postergada para o dia 29 de abril deste ano.

Os representantes das Redes Gestoras são atores de atuação local ou regional que de forma articulada e conjunta discutem agendas comuns de trabalho com diferentes temas, entre eles a restauração ecológica.

A reunião do dia 29, foi realizada por meio de plataforma virtual, com a presença de 20 participantes de várias regiões dos estados do Paraná e de Santa Catarina, representando as três esferas da sociedade: governo, sociedade civil e empresas.

Esta reunião marcou a retomada de ações da Rede, depois de um período sem encontros. Uma nova reunião está prevista para acontecer em julho, que trará novas pautas de trabalho e um planejamento para o próximo biênio.

Apresentação PAN papagaios: conservação do papagaio-do-peito-roxo no território do Corredor.
Apresentação PAN Papagaios: conservação do papagaio-do-peito-roxo no território do Corredor.
Participantes da reunão com a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade das Araucárias.
Participantes da reunião com a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade das Araucárias.

 

 “Encontro Trinacional para a Restauração da Mata Atlântica”.

Na busca de atuar em conjunto com atores diversos e também de conhecer as ações que vem ocorrendo em diferentes regiões, também no dia 29 de abril, representantes do Mater Natura participaram do “Encontro Trinacional para a Restauração da Mata Atlântica”.

O evento, promovido pelo WWF-Brasil, WWF-Paraguai e Fundación Vida Silvestre – Argentina, aconteceu de forma virtual e reuniu mais de 70 participantes do Brasil, Argentina e Paraguai.

O evento ocorreu de forma interativa, com momentos de troca de experiências em restauração entre os atores dos três países.

Encontro da Rede Trinacional para Restauração da Mata Atlãntica.
Encontro da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Mudança Climática: Projeções e Recomendações para o Litoral do Paraná – Análises de vulnerabilidade costeira, áreas prioritárias e recomendações estratégicas

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Mudança Climática: Projeções e Recomendações para o Litoral do Paraná – Análises de vulnerabilidade costeira, áreas prioritárias e recomendações estratégicas O relatório “Análises de vulnerabilidade costeira, áreas prioritárias e recomendações estratégicas”, traz dados e indicações para agirmos diante dos impactos das mudanças climáticas no Litoral do Paraná, buscando envolver atores locais

Nossas ações

Seminário Regional Sul fortalece Unidades de Conservação na Mata Atlântica

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2024, Atalanta/SC recebeu o Seminário Regional Sul sobre Unidades de Conservação, realizado como parte do projeto “Cuidando da Mata Atlântica: Articulação Região Sul da RMA”. A iniciativa tem por objetivo contribuir com a conservação e restauração da Mata Atlântica, por meio da articulação da Rede de

Rolar para cima