Mater Natura realiza restauração florestal no Parque Nacional do Iguaçu

Compartilhe esse conteúdo

23 de Junho de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Desde setembro de 2018 o Mater Natura e parceiros desenvolvem o projeto Corredores de Biodiversidade, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que prevê a restauração florestal de 351 hectares em seis áreas nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, sendo uma delas no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), localizado no município de Foz do Iguaçu.

Criado em 1939, o PNI é uma das mais antigas Unidades de Conservação do Brasil e abriga uma vasta lista de espécies da fauna e da flora brasileira, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada. Foi a primeira UC do Brasil a receber da UNESCO o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural, no ano de 1986.

Nosso projeto irá restaurar 52 hectares dentro do Parque, na área anteriormente conhecida como Fazenda Salinet, que foi a última propriedade a ser incorporada à unidade de conservação, na década de 1980. O local teve as atividades pecuárias cessadas em 1986, e a alta densidade do capim-colonião tem impedido a floresta de restaurar-se pelos processos biológicos naturais. Como resultados dos trabalhos, o potencial de regeneração natural dos 52 hectares será monitorado gerando referências para futuros trabalhos e pesquisas, bem como será propiciado a proteção da floresta adjacente ao minimizar os riscos de incêndios em locais de difícil acesso.

Em janeiro deste ano os trabalhos na área foram iniciados com ações de preparo do solo, em maio começamos a etapa de plantio propriamente dito, sendo previsto o plantio de 38 mil mudas de espécies nativas até o mês de julho deste ano.

Abaixo as fotos das atividades realizadas no Parque Nacional do Iguaçu.

Gradagem do colonião na área a ser restaurada.
Gradagem do colonião na área a ser restaurada.
Vista da área onde será realizado o plantio.
Vista da área a ser restaurada com o plantio de mudas nativas.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Confira as novidades de março de 2024 dos projetos do Mater Natura

Gestão de projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná Em 25 de março de 2021, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), firmaram com a empresa Margem Companhia de Mineração (Supremo Cecil Cimentos) o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica

Rolar para cima