Mater Natura atua no fortalecimento de ações conjuntas junto aos Corredores do Rio Paraná e das Araucárias

Compartilhe esse conteúdo

07 de maio de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura-Instituto de Estudos Ambientais.

No cumprimento de sua missão, o Mater Natura valoriza e atua para fortalecer os movimentos e redes de atores, a exemplo da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, em que atua há mais de 10 anos.

Em 2017 a OSCIP iniciou projeto de restauração ecológica patrocinado pelo BNDES, que além da restauração florestal, propriamente dita, possui metas de articulação institucional e de comunicação. Ao longo dos quatro anos de execução do projeto, foram promovidas reuniões anuais com a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade das Araucárias e a do Rio Paraná. No ano de 2020, devido a pandemia ocasionada pelo Covid-19, não aconteceu a reunião com a Rede das Araucárias, sendo que esta foi postergada para o dia 29 de abril deste ano.

Os representantes das Redes Gestoras são atores de atuação local ou regional que de forma articulada e conjunta discutem agendas comuns de trabalho com diferentes temas, entre eles a restauração ecológica.

A reunião do dia 29, foi realizada por meio de plataforma virtual, com a presença de 20 participantes de várias regiões dos estados do Paraná e de Santa Catarina, representando as três esferas da sociedade: governo, sociedade civil e empresas.

Esta reunião marcou a retomada de ações da Rede, depois de um período sem encontros. Uma nova reunião está prevista para acontecer em julho, que trará novas pautas de trabalho e um planejamento para o próximo biênio.

Apresentação PAN papagaios: conservação do papagaio-do-peito-roxo no território do Corredor.
Apresentação PAN Papagaios: conservação do papagaio-do-peito-roxo no território do Corredor.
Participantes da reunão com a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade das Araucárias.
Participantes da reunião com a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade das Araucárias.

 

 “Encontro Trinacional para a Restauração da Mata Atlântica”.

Na busca de atuar em conjunto com atores diversos e também de conhecer as ações que vem ocorrendo em diferentes regiões, também no dia 29 de abril, representantes do Mater Natura participaram do “Encontro Trinacional para a Restauração da Mata Atlântica”.

O evento, promovido pelo WWF-Brasil, WWF-Paraguai e Fundación Vida Silvestre – Argentina, aconteceu de forma virtual e reuniu mais de 70 participantes do Brasil, Argentina e Paraguai.

O evento ocorreu de forma interativa, com momentos de troca de experiências em restauração entre os atores dos três países.

Encontro da Rede Trinacional para Restauração da Mata Atlãntica.
Encontro da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima