Esec Caiuá recebeu a primeira reunião da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná de 2020

Compartilhe esse conteúdo

27 de fevereiro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Atualizado em 02 de março de 2020.

Durante os dias 13 e 14 de fevereiro aconteceu na Estação Ecológica (ESEC) Caiuá em Diamante do Norte – Paraná a primeira reunião de 2020 da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná 

A reunião da Rede aconteceu no escopo do projeto Corredores de Biodiversidade, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Mater Natura. A pauta da reunião contou com:  panorama das ações de 2019 em relação ao projeto Corredores de Biodiversidade; apresentação da agenda de trabalho 2020/2021; roda de conversa com o tema: “Experiências de trabalho da Rede”; apresentação dos encaminhamentos do III Seminário do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, dentre eles a parceria técnica firmada entre WWF – Brasil e o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

No primeiro dia (13/02) houve um resgate sobre o histórico dos trabalhos realizados na Esec Caiuá, o relato foi feito por Valdir Leite servidor da Esec. Valdir, destacou que utilizam armadilhas fotográficas para o monitoramento das espécies que transitam no local e desenvolvem os trabalhos com proprietários do entorno.

Marcelo Limont coordenador do projeto Corredores de Biodiversidade, fez um resgate das ações de trabalho no território do Corredor e destacou o importante papel de articulação da Rede.

Durante as apresentações da “roda de conversa” Natália Poiani Henriques, servidora da Fundação Florestal e gestora do Parque Estadual do Aguapeí, apresentou o projeto POC que acontece no Parque, localizado no estado de São Paulo. Este é um projeto financiado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) e gerenciado pela Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena) e Reserva da Mata Atlântica. O POC é o resultado de uma articulação entre a Fundação Florestal e a Apoena, que buscaram recurso junto à Câmara de Compensação Ambiental (CCA), uma vez que esses recursos precisam ser gastos em Unidades de Conservação. Natália explicou que todo o recurso de licenciamento ambiental vai para um fundo que é a CCA.

Natália Poiani durante apresentação
Natália Poiani durante apresentação.

Djalma Weffort (Apoena) também apresentou as experiências da instituição, entre elas o projeto “Restauração Florestal com Espécies Nativas em Área de Reserva Legal – Mata Atlântica do Oeste Paulista” e falou que a linha de atuação do projeto é a recuperação e proteção de matas ciliares e reservas legais de domínio público, a formação de corredores ecológicos e a educação ambiental.

Erick Caldas Xavier, falou sobre o histórico e a origem das trilhas. Destacou a cadeia produtiva que envolve as trilhas de longo curso e comentou sobre as pegadas, sobre a identidade das trilhas. Ressaltou também que as trilhas servem como mega transectos – corredores de biodiversidade usados pela fauna. Discorreu sobre a importância das trilhas para a economia e apresentou indicadores econômicos, assim como as redes internacionais (EUA e europeia) e a Rede brasileira de trilhas. Xavier, concluiu sua apresentação dizendo que “trilhas conectam as unidades de conservação, as paisagens e pessoas”.

Concluindo as apresentações do dia Letícia Nunes Araujo, consultora técnica do Mater Natura apresentou o “Projeto para construção do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná”, destacou a parceria Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais com o WWF-Brasil. Araujo, salientou a importância da restauração e o desafio de se trabalhar com a Mata Atlântica, bioma biodiverso e ameaçado. Comentou sobre a ecorregião do Alto Paraná e da urgência de implementação de projetos de restauração nessa área. Letícia, destacou ainda o papel fundamental dos parceiros nos projetos e neste caso, mencionou a atuação também do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Letícia Araujo durante apresentação do projeto em parceria entre o Mater Natura e o WWF-Brasil.
Letícia Araujo durante apresentação do projeto em parceria entre o Mater Natura e o WWF-Brasil.

No dia 14/02 (segundo dia) aconteceu a oficina de diagnóstico participativo com o objetivo de mapear parcerias, realizar um planejamento prévio de possíveis áreas potenciais para restauração ecológica, identificar oportunidades e desafios para implementação do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná. Durante esta oficina os participantes foram divididos em dois grupos, grupo Coripa/Conisul – Piquiri/Iguatemi e grupo Comafen/Codevale – Ivaí/Amambai. Foram utilizados os mapas de áreas prioritárias do Corredor, das porções norte e centro como base para as atividades propostas na oficina. Após determinado período para execução, os resultados foram apresentados em plenária. Entre as justificativas de restauração para a região do Alto Paraná, foram apontadas “conexão da paisagem” ,“conservação dos recursos hídricos” , “turismo – observação de aves” e “conservação de solo e também foram apresentados desafios, entre eles a dificuldade de acesso as áreas e sensibilização dos proprietários.

Estas e outras informações compiladas durante esta oficina estão sendo analisadas pela equipe do projeto para fazerem parte do Plano de Restauração. As contribuições dos presentes são importantes, pois permitem que o trabalho seja realizado em conjunto com atores da região do projeto.

Participantes da reunião.
Participantes da reunião na ESEC Caiuá.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima