Projeto executado pelo Mater Natura sobre anfíbios micro endêmicos utiliza a técnica “Environmental DNA”

Compartilhe esse conteúdo

27 de fevereiro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Nosso projeto “Anfíbios micro endêmicos: execução de ações do plano de ação nacional de conservação de espécies ameaçadas de extinção e estratégias para a conservação” foi iniciado em setembro de 2018, sendo que sua execução vai se estender até agosto de 2021. Ele tem como objetivo o estudo das 28 espécies do gênero Cycloramphus, de forma a mapear suas áreas de ocorrência e sugerir ações para sua conservação.

Durante os meses de dezembro de 2019 e janeiro e fevereiro de 2020 a equipe do projeto, realizou atividades de campo em aproximadamente 50 localidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Coleta na cachoeira na Colônia Castelhanos em São José dos Pinhais.
Coleta na cachoeira na Colônia Castelhanos em São José dos Pinhais.
Coleta no Parque Nacional de Aparados da Serra.
Coleta no Parque Nacional de Aparados da Serra.

Durante essas atividades, foram feitas a busca ativa das espécies do gênero contempladas no projeto e, a coleta de amostras biológicas como solo e água, para realizar as análises de DNA ambiental “Environmental DNA”. Essa é uma ferramenta inovadora que é considerada expoente nos estudos de conservação pois, permite detectar a presença de espécies que são dificilmente detectadas pelas metodologias tradicionais. Esse fato, permite identificar a ocorrência de uma ou mais espécies em uma determinada área, conhecimento fundamental para a avaliação do status de ameaça de uma espécie.

Nos próximos meses, serão realizadas as análises laboratoriais e com os resultados das análises objetiva-se determinar a área de ocorrência das espécies o que, permite a tomada de ações em prol da conservação das espécies contempladas pelo projeto.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Confira as novidades de março de 2024 dos projetos do Mater Natura

Gestão de projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná Em 25 de março de 2021, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por intermédio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), firmaram com a empresa Margem Companhia de Mineração (Supremo Cecil Cimentos) o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica

Rolar para cima