Conheça os projetos atualmente em execução pelo Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

27 de fevereiro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

No portfólio do Mater Natura temos a totalidade de 87 projetos técnicos, viabilizados com o patrocínio financeiro de 45 instituições públicas e privadas, e o apoio de uma extensa rede de parceiros que envolve 158 instituições. Dentre esse conjunto de 87 projetos, temos 77 deles com execução já finalizada e outros 10 em desenvolvimento.

A seguir, apresentamos um breve resumo e os objetivos de cada um dos nossos projetos ora em execução:

  • Elaboração e revisão de listas das espécies ameaçadas de fauna e de flora de ocorrência no Território 19 do GEF Pró-Espécies

O projeto GEF Pró-Espécies é executado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Ele prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação. O Mater Natura, por meio de edital lançado pelo WWF, é a instituição responsável por sistematizar e gerar informações atualizadas sobre as espécies ameaçadas nos estados do Paraná e em São Paulo, de forma a subsidiar os órgãos públicos na “Elaboração de Plano de Ação Territorial para as espécies criticamente ameaçadas no Território 19”. O Território 19 abrange 64 municípios desses dois estados, totalizando 2.171.104,98 hectares. O projeto do Mater Natura será desenvolvido durante 90 dias (estimado entre janeiro/2020 a março/2020).

  • Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu)

Em 2020, durante o período de um ano, será construído um Plano de Restauração Ecológica em sistema de parcerias mediante a realização de reuniões, oficinas e cursos. Este projeto é uma parceria técnica entre o Mater Natura e o WWF-Brasil. Está previsto para acontecer no seu escopo, uma oficina de gestão de espécies da fauna no âmbito do Corredor do Rio Paraná, um curso sobre trilhas de longo percurso e Ecoturismo e o outro sobre aplicação de SIG para projetos de restauração, e um Workshop para apresentar a primeira versão do Plano e realizar ajustes apontados pelos participantes. Na sequência, este Plano será submetido pelo WWF a possíveis financiadores buscando realizar a restauração de 200 hectares ao longo do Corredor do Rio Paraná, no trecho entre os Parques Nacionais de Ilha Grande e do Iguaçu.

  • Developing the predictive ecology of plant-animal interactions across space and time (“Desenvolvendo a ecologia preditiva das interações planta-animal através do espaço e do tempo”)

As mudanças ambientais causadas pelo homem, como perda de vegetação nativa, introdução de espécies exóticas e mudanças climáticas globais causam impacto sobre a biodiversidade. Esse projeto visa avaliar a variação espacial da diversidade de interações entre plantas e beija-flores em um gradiente altitudinal da Mata Atlântica com a finalidade de entender como as espécies e as interações respondem às mudanças a fim de propor medidas de conservação da biodiversidade e os serviços ecossistêmicos que ela sustenta.

  • Conservação dos sapinhos da montanha (Brachycephalus spp.) do sul do Brasil

O projeto promove buscas por novas localidades de ocorrências de sapinhos da montanha no sul do Brasil e o levantamento de dados como ameaças, microclima preferencial, tamanhos de áreas de ocorrência, estimativas de tamanhos populacionais e abundância por local a fim de determinar o grau de ameadas das espécies e a proposição de ações para conservação.

  • Conservação de duas espécies de peixes anuais criticamente ameaçadas de extinção no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo

O estudo tem por objetivo  contribuir com a conservação de duas espécies criticamente ameaçadas de peixes anuais (“peixes das nuvens”) da família Rivulidae, Campellolebias dorsimaculatus e C. intermedius, por meio de ações in situ e ex situ. Os trabalhos serão realizados no Vale do Ribeira e no Litoral Sul do Estado de São Paulo, em sinergia com o PAN Rivulídeos e do recém-criado Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies de Peixes e Eglas Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica, o PAN PEMA.

  • Criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no entorno do Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, município de Paranaguá, PR

O projeto visa a criação de uma RPPN dentro do maior remanescente florestal continuo do bioma Mata Atlântica, representado pelo mosaico de áreas protegidas do Lagamar. Lindeira ao Parque Nacional Saint Hilaire/Lange, que representa um elo fundamental de conectividade do mosaico, a RPPN representará uma iniciativa de conservação importante para a região.

Avistamento de fauna durante a visita técnica.
Avistamento de fauna durante a visita técnica.

Anfíbios microendêmicos: execução de ações do plano de ação nacional de conservação de espécies ameaçadas de extinção e estratégias para a conservação

Entre os anfíbios endêmicos da Mata Atlântica, o gênero Cycloramphus tem 28 espécies e algumas delas possuem distribuição microendêmica. Somado a isso, a maioria das espécies estão enquadradas em critérios de ameaça nas listas de espécies ameaçadas de âmbito internacional, nacional e estadual. O objetivo do projeto é executar as ações previstas no Plano de Ação Nacional (PAN) Herpetofauna Sul para as espécies do gênero e mapear áreas de ocorrência indicando aquelas mais indicadas para a criação de UCs de modo a potencializar a conservação do gênero.

  • Revigoramento populacional do bicudinho-do-brejo (Formicivora acutirostris)

O projeto visa translocar ovos entre duas populações distintas da ave ameaçada de extinção bicudinho-do-brejo com o objetivo de aumentar a variabilidade genética da espécie. Os ovos de uma população nascendo na outra, e os filhotes futuramente se reproduzindo, consolidarão a troca de genes e o caminho para o aumento da variabilidade genética. Os onze anos de estudos prévios com o bicudinho-do-brejo permitiram saber que os casais aceitam manipulação em ovos e filhotes e que os ninhos fixados acima de 90 cm de altura têm maiores chances de sucesso, sendo esses os preferenciais para receberem ovos translocados. O sucesso da proposta poderá ser um marco para subsidiar estudos similares com outras aves insetívoras de pequeno porte.

Fêmea de Bicudinho-do-brejo. Foto: Ricardo Bemonte Lopes.
Fêmea de Bicudinho-do-brejo. Foto: Ricardo Bemonte Lopes.
  • Estudos técnicos para criação de unidade de conservação de proteção integral em remanescentes significativos de Floresta Ombrófila Mista no Paraná

Com o objetivo geral de elaboração de estudos técnicos e o encaminhamento de proposta para criação de uma unidade de conservação de proteção integral em Floresta com Araucária, no Estado do Paraná, estão previstas as seguintes ações: 1. Levantamento e identificação dos principais remanescentes ainda não protegidos; 2. Elaboração de uma lista com áreas naturais potenciais para a criação da unidade de conservação; 3. Análise de prioridade multicritério para ranquear as áreas potenciais; 4. Elaboração de estudo técnico para subsidiar o processo de criação da unidade; 5. Elaboração e encaminhamento da proposta para o Instituto Ambiental do Paraná.

  • Corredores de Biodiversidade

O objetivo deste projeto é restaurar 351 hectares da Mata Atlântica no território dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Para alcançar este objetivo, o Mater Natura conta com o financiamento do BNDES através do programa BNDES Restauração Ecológica e o apoio de 18 parceiros. Através de técnicas de restauração busca-se a conectividade florestal nas áreas núcleos dos corredores, bem como incrementar o potencial das instituições locais rumo a ações cooperadas e sistemáticas de restauração através da articulação e capacitação institucional.

 

Foto de capa:People Images by Getty Images

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima