Projeto Corredores de Biodiversidade, brigadistas e funcionários de dois parques nacionais realizaram mutirão de capina em área de restauração no Parque Nacional do Iguaçu

Compartilhe esse conteúdo

22 de março de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Entre os dias 02 e 06 de março de 2020, brigadistas contra incêndios do Parque Nacional do Iguaçu e do Parque Nacional de Ilha Grande, além da equipe de manutenção do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio) se reuniram com a equipe do projeto Corredores de Biodiversidade, executado pelo Mater Natura e patrocinado pelo BNDES para uma atividade de controle de capim-colonião na área conhecida como Fazenda Salinet. Nesta área ocorreu o plantio de cerca de 40 mil mudas de árvores nativas, por meio do projeto de restauração ecológica executado pelo Mater Natura e parceiros institucionais.

A área pertencia à última fazenda incorporada ao Parque em meados dos anos 80, e nesse período permaneceu com pouquíssimo avanço da floresta nativa sobre a pastagem, o que representa um risco de incêndio para a floresta do entorno em função da biomassa acumulada.

Cerca de 30 trabalhadores se revezaram com uso de roçadeiras costais, foices, enxadas e facões para roçar o colonião e fazer a manutenção do plantio na área no escopo do projeto. De acordo com Francisco Putini, engenheiro florestal do projeto, “em 4 dias de trabalho foram limpos cerca de 20 hectares”. No quinto dia houve uma atividade de integração das equipes a partir das estruturas de uso público do próprio Parque. 

Brigadista durante atividade de manutenção no Parque Nacional do Iguaçu.
Brigadista durante atividade de manutenção no Parque Nacional do Iguaçu.

A ação faz parte do trabalho de restauração da área que, além do plantio de espécies arbóreas buscando recuperar a cobertura florestal e diminuição do risco de incêndio, prevê o controle da gramínea invasora e a restauração do ecossistema desta área, que compõe uma unidade de conservação que protege uma riquíssima biodiversidade.

Manutenção na área de plantio das espécies nativas na antiga fazenda Salinet.
Manutenção na área de plantio das espécies nativas na antiga fazenda Salinet.

A atividade atingiu o resultado esperado se mostrando efetiva em termos de manutenção dos plantios no projeto e será replicada nas demais áreas. Desta forma, de acordo com o coordenador do projeto Marcelo Limont, este tipo de ação marcada por um arranjo de cooperação entre diversos atores, garante ainda a essência do projeto supracitado, a ação conjunta mediada por parcerias institucionais que vem potencializando todos os resultados previstos ao longo dos quase três anos da sua execução.

Trabalhador da equipe de plantio e manutenção do projeto Corredores de Biodiversidade.
Trabalhador da equipe de plantio e manutenção do projeto Corredores de Biodiversidade.


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima