Equipe do Mater Natura realizou reunião com parceiros em Foz do Iguaçu no mês de março

Compartilhe esse conteúdo

22 de março de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Reunião aconteceu no escopo do projeto para elaboração do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná em seu eixo central (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu) em parceria técnico-financeira com o WWF-Brasil.

No dia 06 de março de 2020 aconteceu no Refúgio Biológico Bela Vista (Itaipu Binacional) em Foz do Iguaçu – PR, uma reunião no escopo do projeto para elaboração do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná em seu eixo central (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu). O objetivo desta reunião foi apresentar a proposta de trabalho e a parceria com o WWF-Brasil em relação ao projeto citado e ainda realizar uma oficina de diagnóstico participativo com os convidados e parceiros da região. Estiveram presentes representantes de quatro instituições com atuação em Foz do Iguaçu e região (Itaipu Binacional, IBAMA, ICMBio – Parque Nacional do Iguaçu e Projeto Onças do Iguaçu).

Após a apresentação da proposta de trabalho, os convidados participaram de uma oficina onde inicialmente responderam o que motiva os processos de restauração.

Qual a motivação para fazer restauração?
Qual a motivação para fazer restauração?

Foram mencionados 16 motivos, entre eles: conectividade de habitat, geração de renda e pagamento por serviços ambientais. Na sequência, os participantes receberam um mapa que faz parte das áreas prioritárias do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, gerado em 2012. Neste mapa os participantes indicaram áreas potenciais para restauração ecológica. Após, a atividade seguiu de acordo com os seguintes passos: definição de oportunidades e desafios para a restauração de cada área e rankeamento das áreas com maior potencial entre todas as indicadas.

Participantes realizando a indicação das áreas potenciais para restauração ecológica.
Participantes realizando a indicação das áreas potenciais para restauração ecológica.

Entre as oportunidades, surgiram motivos como parceria com a Itaipu Binacional, recomposição de mata ciliar e proximidade à unidade de conservação e entre os desafios, área com solo degradado e articulação com proprietários de áreas. Os dados compilados durante a oficina serão utilizados como base de dados para o Plano de Restauração.

Ana Paula Silva, Letícia Araujo e Marcelo Limont, que conduziram as atividades pelo Mater Natura, ressaltaram a importância do trabalho em parceria e da contribuição de pessoas com atuação em diferentes áreas para o enriquecimento e qualidade do Plano de Restauração.

Participantes da reunião e oficina sobre a elaboração conjunta do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná em seu eixo central (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu).
Participantes da reunião e oficina sobre a elaboração conjunta do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná em seu eixo central (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu).

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima