Ações de Políticas Públicas do Mater Natura em Conselhos Ambientais e de Unidades de Conservação

Compartilhe esse conteúdo

16 de Dezembro de 2018, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Ao longo de seus 35 anos de história o Mater Natura vem participando das discussões que movimentam a sociedade brasileira para a defesa do seu meio ambiente. É esta a função das políticas públicas para o Instituto, ou seja, a articulação junto a todos os atores que atuam para o fortalecimento da questão ambiental, como cidadãos, ONGs, empresas, órgãos públicos e tomadores de decisão.

De forma a acompanhar e contribuir para a formulação e implementação das decisões do poder público para o meio ambiente, o Mater Natura representa a sociedade civil em redes, colegiados e frentes de articulação, onde denuncia ações contrárias ao cumprimento da legislação ambiental, integra conselhos gestores de unidades de conservação, além de desenvolver campanhas que visem a mobilização da sociedade em defesa de seus ecossistemas e espécies. No âmbito das políticas públicas foram estas as atividades desenvolvidas pelo Instituto nos meses de novembro e dezembro:

No dia 13 de novembro, nossa técnica Karina Luiza de Oliveira representou o Mater Natura na reunião extraordinária do Conselho do Parque Estadual da Serra da Baitaca (CCPESB), realizada na Prefeitura de Quatro Barras (PR). A pauta desta reunião foi o Regimento Interno do CCPESB. No dia 13 de dezembro ocorreu a reunião ordinária do Conselho, tendo por pauta: (1) acolhimento do regimento interno aprovado na reunião extraordinária de 13/11/2018; (2) escolha de representante para Secretaria do Conselho;(3) Avaliação de 2018 e expectativas para 2019.

O vice-presidente do Mater Natura, Adriano Wild, participou no dia 26 de novembro da 19ª reunião do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira – COALIAR, no auditório do LACTEC/FIEP, em Curitiba-PR. Estiveram presentes cerca de 40 pessoas, onde foi deliberada a seguinte pauta: (1) apresentação sobre o recurso da cobrança; (2) apresentação e discussão de diretrizes para aplicação do recurso da cobrança na Bacia do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira. Adriano também participou, em 03 de dezembro, de reunião da comissão eleitoral que apurou os votos para a eleição das ONGs representantes da sociedade civil junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente – CEMA, no biênio 2019-2020. O Mater Natura foi uma das oito ONGs eleitas para este conselho.

A técnica Karina Luiza de Oliveira representou o Mater Natura na reunião conjunta dos Conselhos do Parque Nacional do Superagui e da APA de Guaraqueçaba, enquanto que a técnica Dailey Fischer participou da reunião do Conselho da Estação Ecológica de Guaraqueçaba. Ambas as reuniões foram realizadas no dia 04 de dezembro, em Guaraqueçaba (PR). Na pauta, a apresentação do Núcleo Integrado de Gestão e o início das discussões sobre os conselhos para definir sobre a possibilidade de unir todos os conselhos em um único, ou se continuarão a atuar de forma separada.

Por sua vez, nossa técnica Renata Garret Padilha participou no dia 06 de dezembro da 25ª Reunião Ordinária do Conselho do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange. Na ocasião, ela moderou a realização da 5ª Oficina do Ciclo de Capacitação para elaborar o Plano de Ação do Conselho, ocasião em que os conselheiros escolheram três temas como prioritários para trabalharem até 2020: (I) Comunicação e Educação Ambiental; (II) Plano de Manejo; e (III) Uso Público.

Renata durante moderação na 5ª Oficina do Ciclo de Capacitação para elaborar o Plano de Ação do Conselho
Renata durante moderação na 5ª Oficina do Ciclo de Capacitação para elaborar o Plano de Ação do Conselho

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima