MONITORAMENTO
O uso de novas tecnologias e drones em projetos de restauração permitem aliar a inovação com o ganho de escala na execução das ações e acompanhamento de indicadores de resultados. Estas ferramentas e dados tendem a enriquecer os processos e resultados de restauração.
O projeto “Reconecta Alto Paraná” iniciou o desenvolvimento de uma plataforma de dados que reúne informações sobre o monitoramento das áreas em processo de restauração pelo projeto. O dashboard funciona como um instrumento de compartilhamento de informações, fornecendo dados atualizados de maneira acessível. O painel informativo apresenta resultados e aprendizados obtidos em visitas em campo e interações com os proprietários. Essas experiências contribuem para enriquecer a base de conhecimento e orientar as futuras ações do projeto.
No projeto “Cerrado Paranaense“, que abrange o Parque Estadual do Cerrado e os municípios de Jaguariaíva e Sengés (PR), drones serão utilizados no mapeamento das áreas, especialmente nas de difícil acesso. A partir desse mapeamento, será possível identificar qual o cenário em relação às espécies exóticas do parque, sobretudo o pinus, o que permitirá que a equipe realize um plano estratégico mais assertivo em seu manejo.