Monitoramento participativo e ciência cidadã: os resultados do Projeto Selva

Compartilhe esse conteúdo

Após dois anos de atividades, o Projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, celebra conquistas e a conclusão de metas e ações com resultados transformadores.

O projeto teve como foco a estruturação da RPPN Encontro das Águas para o uso público, com a promoção do turismo científico e da ciência cidadã como ferramentas para o fortalecimento de unidades de conservação e o engajamento comunitário.

Equipe e parceiros do Projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais 

Entre os destaques, estão os roteiros turísticos e protocolos de monitoramento participativo da biodiversidade desenvolvidos e testados na RPPN e no entorno do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. Com o uso do aplicativo iNaturalist, estudantes e comunidades locais participaram ativamente no levantamento de dados sobre a biodiversidade.

Ciencia cidada Selva Mater Natura

No dia 13 de novembro, o Webinar “Monitoramento Participativo da Biodiversidade em Unidades de Conservação” reuniu experiências inspiradoras de vários estados do Brasil, como as ações do Instituto Mamede do Mato Grosso do Sul, o projeto Cantorias de Quintal do Espírito Santo e os programas do Parque Estadual Ilha Anchieta de São Paulo.

Confira o webinar a seguir:

 

Na ocasião, também foi lançada a Plataforma de Dados Abertos do projeto, uma ferramenta inovadora desenvolvida pela startup Naila IoT com base nos princípios da Ciência Aberta (Open Science).

Acesse aqui os dados sobre fauna, flora, clima, restauração ecológica e monitoramento participativo da biodiversidade na RPPN e em seu entorno.

Outro marco do projeto foi a elaboração do Catálogo de Produtores e Serviços Turísticos do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange e Entorno, que reúne 39 empreendimentos cadastrados, com foco em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da comunidade local.

 

Para uma visão completa dos objetivos e resultados do projeto, assista ao documentário “Projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã”:

 

O Projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã foi realizado pelo Mater Natura com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Selva – RPPN Encontro das Águas, Naila IoT, LAMMA/UFPR Litoral, Ekoways e ICMBio/Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Câmeras no alto das árvores para observar animais que comem e dispersam sementes

Projeto monitora comportamento da fauna dispersora de sementes no litoral do Paraná  Uma das ações em destaque do projeto “Estudos da Restauração – Pesquisa, Estruturação e Planejamento” é o monitoramento da frugivoria em árvores raras e ameaçadas de extinção, como forma de compreender as interações entre fauna e flora e subsidiar estratégias de conservação. Com

Notícias

VETA TUDO, LULA! Mobilização contra o PL da Devastação

No último sábado (2 de agosto), Curitiba e, ao menos, outras 34 cidades brasileiras se uniram em protesto contra o Projeto de Lei 2159/2021, o chamado PL da Devastação, aprovado pelo Congresso Nacional na madrugada do dia 17 de julho. A proposta representa um grave retrocesso na política ambiental brasileira, ameaçando biomas, comunidades tradicionais, a

Rolar para cima