Mater Natura promove mutirão de plantio no Rancho Jaguarete

Compartilhe esse conteúdo

O Mater Natura está executando um projeto de restauração ecológica em parceria com o WWF-Brasil na bacia do Alto Paraná, o projeto prevê a restauração de 200 hectares em áreas públicas e privadas do sul do Mato Grosso do Sul ao oeste do Paraná.

Como parte dessa meta, o Mater Natura, o Projeto Onças do Iguaçu e o Rancho Jaguarete, localizado em São Miguel do Iguaçu (PR) se uniram para promover um mutirão de plantio no Rancho Jaguarete. O local faz divisa com o Parque Nacional do Iguaçu e faz parte do circuito de turismo rural de município.

Participantes do mutirão, responsáveis pelo plantio de 287 mudas.

Em uma área as margens do Parque Nacional do Iguaçu, o Rancho Jaguarete tinha uma área degradada e o proprietário manifestou interesse em recuperar essa área em formato de um bosque. “Marcos, o proprietário da área, comentou que gostaria de ter mais sombra na propriedade e também de ter uma área recuperada, principalmente por sua localização, tão próxima ao Parque do Iguaçu”, comenta a bióloga e coordenadora do projeto Ana Paula Silva. No local, eles recebem turistas locais e de outras regiões, tanto para fazer a trilha no Parque, quanto ciclistas ou pessoas para passar o dia.

A atividade contou com o auxílio dos adultos e dos pequenos.

Dessa forma, no dia 15 de abril, aproximadamente 30 pessoas se reuniram no Rancho Jaguarete para fazer o plantio de 287 mudas de espécies nativas e formar o “Bosque do Rancho Jaguarete”. As mudas foram doadas pelo Instituto Água e Terra – IAT e Itaipu Binacional. A ação de plantio contou com o apoio de vários apoiadores do projeto, entre eles o Centro de Apoio e Promoção a Agroecologia – CAPA e estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Após o plantio, os próximos passos são o monitoramento das mudas e a manutenção, e esperamos que no período de três anos se possa perceber a recuperação ambiental do local.

Assista ao vídeo no Instagram do Projeto Onças do Iguaçu.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima