Mater Natura participa do II Seminário de Intercâmbio de Projetos do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

No final de abril, o Mater Natura participou do II Seminário de Intercâmbio de informações sobre os Projetos que integram o Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente – MMA que tem como objetivo contribuir para a conservação da biodiversidade e restauração da Mata Atlântica, com enfoque em três regiões: o Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia – MAPES, o Mosaico de Unidades de Conservação da Mata Atlântica Central Fluminense – MCF e Mosaico de Unidades de Conservação do litoral sul do Estado de São Paulo e do Litoral do Estado do Paraná – Mosaico Lagamar.

Investimento de mais de 38 milhões de reais na Mata Atlântica.

Com o financiamento do Banco de Desenvolvimento da Alemanha – KfW, foi lançada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO a Chamada Pública n° 06/2021, a qual contemplou 10 projetos de recuperação da vegetação nativa que começaram a ser executados em janeiro de 2022, com previsão de término ao final de 2023. Ao todo, estão sendo investidos mais de 38 milhões de reais nos 10 projetos que visam recuperar a vegetação nativa em mais de 3.092 hectares e promover o fortalecimento e estruturação da cadeia produtiva associada às ações de restauração da Mata Atlântica.

Nos dias 25 e 26 de abril foi realizado o II Seminário de Intercâmbio, com o objetivo de apresentar os resultados intermediários alcançados em cada um dos projetos em execução, abordando seis linhas temáticas.

Participantes do II Seminário de Intercâmbio de Projetos da Chamada FUNBIO n° 06/2021

  •  Mesa 1: Sustentabilidade em rede: da coleta de sementes à estruturação de viveiros de mudas nativas;
  • Mesa 2: Participação e inclusão social: do local ao global, a importância das comunidades tradicionais e de pequenos e pequenas produtoras rurais para a cadeia produtiva da recuperação da vegetação nativa;
  • Mesa 3: Monitoramento da recuperação da vegetação: indicadores, protocolos e os desafios para sua implantação;
  • Mesa 4: Restauração ecológica para além da recomposição da vegetação: o papel dos indicadores de fauna para o monitoramento;
  • Mesa 5: Gestão do território e escalas de tomada de decisão: como fortalecer a governança?
  • Mesa 6: Ganho de escala: ampliando o olhar para superar fronteiras. 
O Mater Natura, contemplado na Chamada com o projeto “Refloresta o Lagamar”, participou de duas mesas: a Mesa 1 e a Mesa 5.
 
Na participação da Mesa I, o coordenador de campo do projeto, biólogo Ricardo Pamplona Campos, e o engenheiro florestal Daniel Zambiazzi Miller, apresentaram os resultados parciais sobre busca e cadastro de árvores matrizes de espécies raras e ameaçadas de extinção encontradas em Unidades de Conservação do Lagamar paranaense, a importância do acompanhamento fenológico das espécies para efetividade da  coleta de sementes e o volume de sementes entregue no primeiro ano de projeto aos viveiros parceiros. 
 
Foi demonstrado também a mobilização que está sendo feita para a formalização e capacitação de associações de coletores de sementes no estado do Paraná que atendam às necessidades do Instituto Água e Terra (IAT) em seu programa “Paraná mais Verde” e à demanda crescente de projetos de restauração florestal  no Estado.
 
Na participação da Mesa V, a técnica em articulação territorial Anne Zugman, apresentou a matriz de stakeholders mapeada nos sete municípios do litoral paranaense, representada por mais de 60 atores atores locais incluindo a esfera pública, ONGs, associações de agricultores, viveiros comunitários, particulares e institucionais, além das instituições de ensino e pesquisa e financiadores de projetos de restauração florestal.
 
Também discutiu a importância da mobilização social para o estabelecimento de uma rede de governança junto à estes atores, bem como a importância dos ambientes de participação social e da implementação dos principais instrumentos de ordenamento territorial vigentes, capazes de aumentar a escala da restauração florestal nos municípios e consequentemente o fortalecimento da cadeia produtiva da restauração, gerando trabalho e renda às comunidades locais. 
 
Em breve o evento estará disponível para visualização através do link: FunbioTube – YouTube 
 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima