02 de dezembro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
Texto de Mateus Renosto
Nos Estados Unidos, o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (última quinta-feira do mês de novembro) marca o início da temporada de compras de Natal com a famosa Black Friday. Desde meados dos anos 2000, quando as compras online começaram sua ascensão, varejistas locais em vários países imitaram os descontos oferecidos pelos Estados Unidos naquele dia para se manterem competitivos. Alguns anos se passaram e a Black Friday representa praticamente uma semana inteira de descontos e condições “tentadoras” de pagamento.
Não demorou muito para que a Black Friday se tornasse um símbolo de consumo excessivo e superprodução, que se dá pelo seu impacto negativo, incluindo a exploração de recursos naturais e poluição.
Felizmente, nos últimos dois anos, um pequeno movimento online informal começou a tomar forma. Batizado de Green Friday, o movimento se opõe à Black Friday e ao consumo irresponsável que ela acarreta, incentivando o consumidor a pensar e agir de forma sustentável.
Diversas são as iniciativas aqui no Brasil e lá fora, que vão desde ações de conscientização com colaboradores da empresa, adoção de comportamentos sustentáveis a até (pasme!) lojas que fecham suas portas neste dia tão esperado por grande parte do varejo e dos clientes.
E por aqui não seria diferente! A empresa Hitech Electric tem um compromisso genuíno com a saúde do planeta. A sustentabilidade está no nosso sangue e é um dos pilares que sustentam nossa empresa.
“Por conta disso, aderimos ao movimento Green Friday com uma campanha voltada para a arrecadação de fundos para o Instituto Mater Natura”, explica Mateus Renosto da empresa Hitech Electric.
Nosso objetivo é contribuir para ampliar a escala desse movimento que luta contra o consumo desenfreado e irresponsável que a Black Friday provoca.