Pesquisador do Mater Natura contribui com o PAT do Território 19 do GEF Pró-Espécies

Compartilhe esse conteúdo

30 de novembro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituiu o Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies por meio da Portaria Nº 43, de 31 de janeiro de 2014  visando cumprir a Meta 12 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). A implementação desse Programa é viabilizada pelo Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – (GEF Pró-Espécies) Todos contra extinção. O projeto é financiado pelo Global Environment Facility – GEF (www.thegef.org), tendo como agência implementadora o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e como agência executora o WWF-Brasil.

O GEF Pró-Espécies trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil: Maranhão (MA), Bahia (BA), Pará (PA), Amazonas (AM), Tocantins (TO), Goiás (GO), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Um de seus objetivos é alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies de fauna e flora categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

No período de janeiro a maio de 2020, por meio de edital lançado pelo WWF, o Mater Natura foi selecionado como a instituição responsável por apresentar consultoria especializada visando sistematizar e gerar informações atualizadas sobre as espécies ameaçadas nos estados do Paraná e em São Paulo, de forma a subsidiar os órgãos públicos na “Elaboração de Plano de Ação Territorial (PAT) para as espécies criticamente ameaçadas no Território 19”. O Território 19 abrange 64 municípios desses dois estados, totalizando 2.171.104,98 hectares.

Entre os dias 9 e 13 de novembro, o biólogo Peterson T. Leivas representou o Mater Natura na Oficina de Elaboração do PAT do Território 19 do GEF Pró-Espécies (figura 1). Durante o encontro virtual estavam reunidos representantes de órgão ambientais, de universidades e de ONG, tendo sido discutidas e definidas ações prioritárias para o território considerando as espécies alvo de flora e fauna, as ameaças e vetores de pressão e as lacunas ou gargalos que dificultam a conservação das espécies-alvo e dos ecossistemas do Território 19.

Ainda, foi pauta da reunião o conteúdo e os colaboradores indicados para a construção do Sumário Executivo do PAT e a Formação do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) do PAT Território 19.

Oficina de Elaboração do PAT do território 19 do GEF Pró-Espécie
Figura 1. Participantes durante a oficina de Elaboração do PAT do Território 19 do GEF Pró-Espécies.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Developing the predictive ecology of plant-animal interactions across space and time

Após três anos de trabalhos intensos, o projeto Ecology of Plants and Hummingbirds Interaction (EPHI) – Brazil está chegando em sua fase final de coleta de dados. O projeto visa estudar as interações entre os beija-flores e as plantas em gradientes de altitude em três regiões biogeográficas distintas: as montanhas da América Central (Costa Rica), a

Notícias

Turismo Científico e Ciência Cidadã no litoral do Paraná, conheça o novo projeto do Mater Natura

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em conjunto com outros parceiros abriram, no segundo semestre de 2022, a Chamada de Projetos Soluções para o Fortalecimento de Áreas Protegidas.  Após a Fase II da seleção, que contou com mentorias, lives e feedbacks de especialistas para o aprimoramento das propostas, foram selecionadas 21 soluções no

Scroll to Top