Mater Natura é parceiro em projeto de inovação para a gestão ambiental no litoral do Paraná

Compartilhe esse conteúdo

Integramos a rede de parceiros do Projeto GeoLitoral – Desenvolvimento Geoespacial e Capacitação Técnica no Litoral do Paraná, uma iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB) em cooperação com o ICMBio. O projeto visa promover a conservação de ecossistemas costeiros, o ordenamento territorial e o fortalecimento institucional por meio de soluções tecnológicas, diagnóstico ambiental e capacitação técnica.

O ICMBio é uma autarquia que toma conta de 340 Unidades de Conservação Federais (UC) em todo território nacional – Foto: Laura Krama

Tecnologia a serviço da conservação

O GeoLitoral está estruturado em três eixos principais:

  1. Soluções Geoespaciais:
  • Criação de um Banco de Dados Espaciais unificado para integrar informações ambientais do litoral paranaense, facilitando o acesso e o cruzamento de dados.
  • Desenvolvimento de ferramentas para monitoramento de desmatamento e gestão de autos de infração ambiental, buscando maior eficiência na fiscalização.
  • Manutenção da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) LAGEAMB-ICMBio, uma plataforma pública com mais de 50 levantamentos geoespaciais.
  1. Diagnóstico Ambiental na Ilha Rasa:
  • Mapeamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs), ocupações irregulares e territórios tradicionais caiçaras, utilizando drones e sistemas de posicionamento global (GNSS).
  • Apoio à proteção de espécies ameaçadas, como o papagaio-de-cara-roxa, cujo habitat está sob pressão devido ao desmatamento e ocupação desordenada.
  1. Capacitação Técnica:
  • Treinamento de servidores do ICMBio em ferramentas como drones, aplicativos de coleta de dados (Smart e QField) e gestão de informações espaciais, visando maior eficácia no monitoramento ambiental.

Impacto em políticas públicas e pesquisa

O projeto contribuirá para a revisão do Plano de Manejo das Unidades de Conservação (UCs), o Planejamento Estratégico do Programa de Conservação do Litoral do Paraná (PELP) e a implementação da Política Nacional de Infraestrutura de Dados Espaciais (INDE). Além disso, os dados gerados serão disponibilizados para pesquisadores, estudantes e instituições, para fomentar novas pesquisas e iniciativas de conservação.

A Vila de Amparo está localizada no Município de Paranaguá e é uma das comunidades do litoral paranaense – Foto: Laura Krama

O GeoLitoral é executado pelo LAGEAMB, em parceria com a FUNESPAR, e conta com o ICMBio como coexecutor. A Agência Escola UFPR é responsável pela comunicação do projeto, que recebe apoio financeiro do FUNBIO, por meio do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná (TAJ).

Para mais informações, acesse a página do projeto GeoLitoral.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima