Jornal Hoje destaca nosso trabalho de restauração de manguezais e brejos salinos no Paraná

Compartilhe esse conteúdo

A invasão de espécies exóticas é a 2ª maior causa de perda de biodiversidade no mundo, depois apenas da ação direta do homem. No Paraná, na baía de Antonina, a invasão de plantas exóticas, as braquiárias-d’água, tem desafiado os pesquisadores do projeto “Olha o Clima, Litoral”, que lutam para evitar a extinção de espécies e a manutenção da biodiversidade na região.

O tema ganhou repercussão nacional em uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, veiculada no dia 14/08. O trabalho é pesado para retirar as braquiárias-d’água, capins invasores trazidos da África, que estão transformando os brejos e manguezais em “desertos verdes” na região. Já são 75 hectares tomados pelos capins, que dificultam a sobrevivência de espécies nativas. 
 

Créditos

Reportagem: Amanda Menezes

Repórter cinematográfico: Maycon Hoffman

Auxiliar técnico: Leandro Brito

Edição: Rhuana Ramos

Produção: Helena Krüger 

O projeto Olha o Clima, Litoral! é realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e conta com apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Mater Natura completa 42 anos com mais de 970 hectares restaurados e 119 projetos realizados

Em agosto de 2025, celebramos 42 anos de dedicação à conservação da biodiversidade e fortalecimento da ciência e da educação ambiental no Brasil. Com origem em um grupo de estudantes de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), temos uma trajetória marcada por lutas socioambientais e conquistas expressivas em defesa da conservação e

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Projeto “Olha o Clima, Litoral!” – Relatório de atividades 2022-2025

Projeto conclui etapa com avanços para a adaptação climática no litoral do Paraná O projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais em parceria com a Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental, apresenta um relatório de atividades e resultados da sua primeira etapa (2022–2025). A publicação destaca os resultados alcançados

Rolar para cima