Jornal Hoje destaca nosso trabalho de restauração de manguezais e brejos salinos no Paraná

Compartilhe esse conteúdo

A invasão de espécies exóticas é a 2ª maior causa de perda de biodiversidade no mundo, depois apenas da ação direta do homem. No Paraná, na baía de Antonina, a invasão de plantas exóticas, as braquiárias-d’água, tem desafiado os pesquisadores do projeto “Olha o Clima, Litoral”, que lutam para evitar a extinção de espécies e a manutenção da biodiversidade na região.

O tema ganhou repercussão nacional em uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, veiculada no dia 14/08. O trabalho é pesado para retirar as braquiárias-d’água, capins invasores trazidos da África, que estão transformando os brejos e manguezais em “desertos verdes” na região. Já são 75 hectares tomados pelos capins, que dificultam a sobrevivência de espécies nativas. 
 

Créditos

Reportagem: Amanda Menezes

Repórter cinematográfico: Maycon Hoffman

Auxiliar técnico: Leandro Brito

Edição: Rhuana Ramos

Produção: Helena Krüger 

O projeto Olha o Clima, Litoral! é realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e conta com apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima