Instituto HSBC Solidariedade

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – A governança corporativa pode ser descrita como a adoção de práticas de gestão, norteadas pelos princípios da transparência; da equidade; da prestação de contas e da responsabilidade corporativa, que disciplinam o processo decisório e as relações entre todos os participantes, direta ou indiretamente, das atividades de uma instituição. Em seu papel de gestor do investimento social do HSBC e de terceiros, interagindo com múltiplos públicos relacionados (stakeholders), o Instituto HSBC Solidariedade prima pela ética e pela gestão responsável.

Sobre a parceria – Em 2008 o Instituto Earthwatch selecionou o Mater Natura para desenvolver um projeto de voluntariado local no Paraná, junto a aproximadamente 175 colaboradores do HSBC de Curitiba. O projeto Restauração de floresta com araucária no Parque Estadual de Campinhos foi lançado dia 28 de junho de 2008 no Parque Estadual de Campinhos, Unidade de Conservação localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Este projeto do Mater Natura se inseriu no âmbito do programa HSBC Climate Partnership, uma parceria global de cinco anos entre o HSBC, o Climate Group, o Instituto Earthwatch, o Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical e o WWF (Worldwide Fund for Nature), criado para reduzir os impactos das mudanças climáticas nas pessoas, florestas, água e cidades.
O Instituto HSBC Solidariedade atuou como parceiro do projeto fazendo a sua divulgação para os funcionários do HSBC, organizando os grupos de cada evento e fazendo a ponte de comunicação entre a equipe do Mater Natura e os voluntários que participam o projeto.
Outra parceria ocorreu quando da execução do projeto Políticas de gestão ambiental e pesqueira e a vulnerabilidade de populações e ambientes costeiros às mudanças climáticas (2010 a 2014), selecionado em edital do Instituto.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Elos da Mata Atlântica: novo projeto inicia ações de restauração no sudeste do Paraná

Iniciamos, em outubro de 2025, mais uma iniciativa estratégica para a conservação da biodiversidade: o projeto “Elos da Mata Atlântica: Corredores para a Reconexão Ecológica”, aprovado no Edital 21/2024 – Floresta Viva (Sudeste do Paraná), gerenciado pelo Funbio. Com duração de 48 meses, o projeto tem como meta restaurar 200 hectares de áreas degradadas em

Notícias

Eventos e reuniões de setembro fortalecem ações e parcerias do Mater Natura

O mês de setembro foi intenso, com uma série de atividades, reuniões e eventos que reforçaram parcerias, promoveram avanços em projetos e ampliaram ações de educação ambiental e conservação da biodiversidade. Educação ambiental e restauração florestalNo dia 26 de setembro, realizamos uma ação de educação ambiental com a Sociedade Chauá e a Natureza Karuna, dando

Rolar para cima