Gestão participativa em UCs: projeto Diálogo UC realiza oficina virtual

Compartilhe esse conteúdo

No dia 15 de abril de 2025, realizamos a segunda etapa da Oficina Estruturante de Planejamento Participativo do projeto Diálogo UC: Fortalecimento da Gestão Participativa das Unidades de Conservação do Território da APA de Guaratuba. Em formato virtual, o encontro reuniu 15 participantes e deu continuidade ao processo iniciado em 18 de março, com o objetivo de criar espaços de reflexão coletiva, validar diagnósticos e planejar ações de capacitação voltadas ao fortalecimento da gestão participativa das Unidades de Conservação (UCs) no Território da APA de Guaratuba.

➡️ Confira como foi a primeira etapa: Oficina contribui para gestão participativa em UCs no litoral do Paraná

Diagnóstico participativo e construção de caminhos

Na abertura da reunião, a coordenadora do projeto, Renata Garrett Padilha, destacou que a etapa anterior havia avançado além do previsto, permitindo a identificação de pontos de intervenção específicos para cada UC e comunidade envolvida. Ressaltou que o tema central do projeto e da capacitação é a gestão participativa, compreendendo os conselhos gestores das UCs como um espaço de exercício da cidadania na gestão ambiental pública.

Foi retomado o propósito do projeto, de natureza educativa, que busca capacitar lideranças de forma crítica e engajada, para que se tornem co-responsáveis pela conservação dos recursos naturais e pela gestão das áreas protegidas. Os desafios identificados na primeira etapa foram agrupados em quatro temas principais com foco na gestão participativa:

  • Fortalecimento e articulação das comunidades;
  • Melhoria na comunicação entre os atores locais;
  • Reconhecimento da importância das UCs;
  • Acesso à água limpa.

Durante uma dinâmica em grupos, os participantes aprofundaram as discussões sobre esses temas, refletindo sobre estratégias de ação e necessidades de capacitação. Ao final, a plenária destacou elementos centrais para a formação dos planos de ação.

Temas que mobilizam e inspiram

A discussão sobre licenciamento ambiental se destacou como ponto mobilizador, demonstrando o papel estratégico dos conselhos consultivos na defesa dos interesses coletivos, ainda que sem poder deliberativo. Experiências como a da APA Costa dos Corais, com câmaras técnicas ativas, e a atuação do Conselho do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, foram citadas como referências positivas.

Outros temas que emergiram foram:

  • Bioeconomia e subsistência das comunidades, com sugestões de trazer experiências de associativismo e envolver atores institucionais nas discussões;
  • Comunicação como ferramenta de mobilização, com ênfase em estratégias de sensibilização e uso de expressões culturais locais;
  • Comunicação não violenta, como chave para a construção de diálogos mais qualificados e inclusivos nos espaços de governança.

A necessidade de incluir assessoria jurídica e exemplos inspiradores, como o caso da comunidade de Rondinha (RO) — retratada em documentário na Netflix — também foi apontada como ação relevante para fomentar o engajamento das comunidades.

A oficina também abordou a construção do curso de formação, que será realizado nos próximos meses. A logística e o perfil dos participantes foram discutidos, com atenção às dificuldades de participação de pescadores e moradores das comunidades tradicionais em atividades realizadas em horário comercial. Foram sugeridos ajustes, como encontros em turnos alternativos e com menor duração, para garantir a ampla participação.

Entre os principais encaminhamentos da oficina, destacam-se:

  • Inclusão de temas como licenciamento, comunicação, políticas públicas e bioeconomia no conteúdo formativo;
  • Adoção de horários mais acessíveis para os cursos;
  • Valorização de exemplos reais e próximos para estimular o protagonismo local;
  • Fortalecimento das ferramentas de comunicação e da abordagem da comunicação não violenta.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima