Entre os dias 29 e 31 de julho de 2024, o Mater Natura não somente participou, como também contribuiu com a organização logística do evento “Diálogo Estratégico de Restauração da Paisagem do Alto Paraná”, realizado em Foz do Iguaçu-PR. O evento, apoiado pela Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica, reuniu 64 representantes de 43 instituições de diversos setores da Argentina, Brasil e Paraguai, demonstrando o forte compromisso com a causa da restauração ambiental na região.

A associada Ana Paula Ferreira da Silva, uma das autoras do Plano de restauração da Mata Atlântica no Alto Paraná, com outros participantes. Foto: Acervo Mater Natura
Um dos pontos altos do encontro foi a diversidade e a representatividade dos participantes. Houve um esforço notável para garantir a inclusão de todos os setores e gêneros, criando um espaço de diálogo rico e plural. Essa troca de experiências e perspectivas diversas é fundamental para a construção de soluções inovadoras e eficazes para os desafios da restauração da paisagem no Alto Paraná.

O trabalho em conjunto é essencial para a restauração ambiental. Foto: Acervo Mater Natura
O “Diálogo Estratégico” se insere no contexto do Planejamento Estratégico da Paisagem da Ecorregião do Alto Paraná, um processo que envolve uma série de encontros online e presenciais ao longo de 2024. O objetivo principal é aprofundar o entendimento sobre as oportunidades e desafios da restauração na região, identificando sinergias e ações prioritárias em nível trinacional.