Diagnósticos socioeconômico e fitossociológico de região da Mata Atlântica em SC começam a ser elaborados

Compartilhe esse conteúdo

Entre os dias 22 e 25 de abril, a equipe técnica do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica de Santa Catarina” esteve no município catarinense de Santa Terezinha para realizar atividades de sua meta I.

As atividades foram conduzidas nas áreas do Projeto de Assentamento Morro do Taió II e divididas em três frentes de atuação.

Os membros da equipe socioambiental Anabel de Lima e Elielson Marcelino realizaram visitas específicas aos lotes dos assentados para coletar informações e registro fotográfico, que contribuirão para o diagnóstico socioeconômico da região. Durante esse período, foram conduzidas 22 entrevistas semiestruturadas para fins de diagnóstico e de aproximação com esse público.

Outra equipe técnica ficou responsável pela elaboração do diagnóstico fitossociológico. Com o objetivo de entender os diferentes tipos de formações florestais na região, Ricardo Pamplona e Daniel Miller implementaram 10 parcelas amostrais nas áreas de restauração.

Por fim, o coordenador técnico do projeto César Tavares e o Sr. Orildo, liderança do assentamento, realizaram uma vistoria de campo para identificar possíveis áreas de intervenção com base no georreferenciamento atualizado do projeto. Esse levantamento de campo permitiu analisar se as áreas de recuperação se sobrepõem às áreas de Reserva Legal do assentamento.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biodiversidade

Sapo menor que a ponta de um lápis é descoberto em montanha de Santa Catarina

Registro reforça a relevância da Mata Atlântica e o protagonismo de pesquisadores do Mater Natura na descrição de espécies raras e endêmicas Brachycephalus lulai, espécie entre 8 e 13,4 mm encontrada no topo da Serra do Mar. FOTO: Luiz Fernando Ribeiro/Mater Natura. O topo úmido e frio de uma montanha da Serra do Mar, em

Notícias

Encontro do Meio integra Unidades de Conservação e comunidade na etapa central do Projeto Diálogo UC

Representantes das seis UCs do território da APA de Guaratuba e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema se reuniram para revisar avanços, alinhar estratégias e fortalecer a gestão participativa do território. Participantes das seis Unidades de Conservação e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema durante o Encontro do Meio, etapa central do Projeto Diálogo UC.

Rolar para cima