Confira o 4º episódio da nossa websérie “Olha o Clima, Litoral!”

Compartilhe esse conteúdo

“No quarto episódio da nossa websérie “Olha o Clima, Litoral!”, mostramos um pouco da realidade da pesca artesanal em Antonina/PR. São muitos os desafios para a manutenção desse ofício, principalmente a redução de peixes e outros frutos do mar. Isso ocorre especialmente devido às ações do homem e suas consequências ambientais, como a poluição, os efeitos das mudanças climáticas e a invasão de espécies exóticas.

Equipe do projeto na baía de Antonina/PR. Foto: Gabriel Marchi

A pesca artesanal é praticada por comunidades tradicionais, que têm forte relação com a natureza e que dependem dela para sua subsistência, por isso contribuem para a conservação do meio ambiente. Essas comunidades têm importantes conhecimentos populares sobre a natureza e sobre recursos pesqueiros, artes e petrechos de pesca, que são passados de geração a geração e contribuem para que a atividade seja mais sustentável.

Durante o ano de 2023 realizamos uma série de encontros – as Oficinas de Diálogo Participativo e Oficinas de Plano de Ação – com a comunidade pesqueira de Antonina/PR, que é formada por pescadores, pescadoras e marisqueiras. Buscamos conhecer a fundo a realidade e os desafios que enfrentam atualmente, para poder contribuir para o fortalecimento comunitário local, uma vez que seu território e seu modo de vida estão ameaçados por diversos aspectos. 

Oficina de Diálogo Participativo realizada com a comunidade pesqueira de Antonina. Foto: Elielson Marcelino. 

A próxima etapa terá a realização de oficinas de planejamento, ao longo de 2024, para desenvolver um plano de ação junto à comunidade.

Confira o episódio na íntegra no nosso YouTube:

Nos acompanhe também nas redes sociais: InstagramFacebook e Linkedin.

O projeto “Olha o Clima, Litoral!” é realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais com apoio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Produção dos vídeos da série: Olhar Nativo | Gabriel Marchi 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima