Antonina recebe mutirão de limpeza de manguezais e exposição interativa sobre o tema

Compartilhe esse conteúdo

Ação será realizada no dia 2 de junho para sensibilizar sobre a importância do ecossistema e o descarte correto de lixo; projeto “Olha o Clima, Litoral!” fará uma exposição interativa sobre manguezais e brejos salinos da região  

No dia 2 de junho, Antonina, cidade histórica da região litorânea do Paraná, terá o 2º Mutirão de Limpeza dos Manguezais, ação organizada pela Portos do Paraná com diversos parceiros. Berçários da vida marinha, além de fontes de alimento, os manguezais são capazes de captar e armazenar até quatro vezes mais carbono por hectare que as florestas tropicais no Brasil. Os participantes do mutirão poderão conhecer essas e outras curiosidades em uma exposição interativa do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, além de participar de outras atividades ao longo do dia.

Altamente vulneráveis aos efeitos da mudança climática, por estarem nas áreas costeiras, os manguezais estão também em risco devido às ações humanas, como o depósito inadequado de lixo. O mutirão tem o objetivo de sensibilizar e engajar a população e representantes dos setores público e privado a respeito. Na primeira edição, realizada em novembro de 2021, foi recolhida quase 1 tonelada – 998 quilos – de resíduos. Desse total, 992 quilos eram de materiais recicláveis, que foram destinados a uma associação local de recicladores composta por 28 famílias. 

Em conjunto com o mutirão, a exposição “Nossos manguezais e brejos salinos” vai também informar e sensibilizar os participantes e a comunidade local sobre a importância dos manguezais e ecossistemas associados. De forma interativa, a exposição traz dados locais, apresenta espécies típicas da região, alerta sobre as ameaças e mostra como podemos preservar e restaurar esses ambientes. 

A maioria dos resíduos e esgoto que chega aos manguezais pode ser absorvida pelas plantas, contamina os animais e, consequentemente, pode contaminar também o ser humano, trazendo riscos à saúde pública. “O manguezal é um ecossistema da Mata Atlântica de extrema relevância ecológica, econômica e cultural, sem contar que as florestas de mangue contribuem muito com a absorção de carbono da atmosfera, ajudando no combate à mudança climática”, explica a bióloga Juliana Pina, da equipe socioambiental do projeto. 

Além disso, os manguezais servem de proteção aos ambientes costeiros, auxiliam na redução do impacto de ondas do mar e outras causas de erosão natural. “São também berçários naturais de inúmeras espécies marinhas no momento delicado do início de vida e são utilizados para a alimentação e socialização da comunidade, proporcionando condições para o turismo, atividades esportivas e pesca recreativa, por exemplo”, acrescenta o biólogo e coordenador do projeto, Marcos Bornschein.

As espécies que vivem no manguezal são importantes para a comunidade pesqueira artesanal, que utiliza esses ambientes para seu sustento e também onde reproduz seus modos de vida tradicionais, com conhecimentos repassados de geração a geração. “Portanto, proteger esse ambiente é proteger a nossa biodiversidade, a nossa sociedade e as pessoas que dele dependem diretamente”, conclui Pina.

O projeto “Olha o Clima, Litoral!” tem foco na manutenção da biodiversidade e na resiliência à mudança climática no litoral do Paraná, com ações socioambientais, de articulação e de mitigação da mudança climática em toda a região. Realiza também a restauração ecológica e o monitoramento de aves e flora em manguezais e brejos salinos da baía de Antonina. É executado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. 

A concentração para o 2º Mutirão de Limpeza de Manguezais em Antonina será a partir das 8 horas, no trapiche central da Feira Mar, em Antonina. A ação ocorrerá em mais dois pontos do município – Portinho e Ponta da Pita – e contará com atividades culturais e educacionais ao longo do dia. A exposição do projeto poderá ser visitada durante o dia todo na Feira Mar. 

As inscrições para participar do mutirão podem ser feitas aqui.

 2º Mutirão de Limpeza dos Manguezais em Antonina
Concentração na Praça Romildo Gonçalves Pereira (Feira Mar). 
Sexta-feira, dia 2 de junho, às 8h. 
 
Confira a programação completa: 
 
Exposições ao longo do dia:
 – Exposição “Nossos manguezais e brejos salinos” do projeto “Olha o Clima, Litoral!”
– Atividades de sensibilização ambiental, através de um circuito expositivo pelo projeto Rebimar
– Atividades de sensibilização ambiental através de brincadeiras como o jogo da memória, sudoko e óculos de realidade virtual pelo Projeto Meros do Brasil
– Stand com divulgação de atividades dos Escoteiros do Mar e material educacional do Projeto Guaparayba O Mangue, em desenvolvimento e parceria com a Fundação Grupo Boticário
 
Oficinas de arte Ademadan
10h às 11h – Oficina de gravura em isopor
11h às 12h – Oficina de pigmentos naturais
13h às 15h –  Oficina de brinquedos com sucata
 
15h – Hora da História – Contação de histórias Livraria da Barca
 
16h – Encerramento: Trio Musical

O Trio musical  é composto por: Julia Moretti – voz e percussão; Denise Faria – voz e percussão; Barbara Maciel – voz e violão. O repertório viaja entre os sambas antigos, côco, cantos de trabalho, samba de roda e cirandas.

Sobre o projeto “Olha o Clima, Litoral!”

O projeto “Olha o Clima, Litoral!” atua para a manutenção da biodiversidade e a resiliência à mudança climática no litoral do Paraná, com foco na conservação e na restauração de manguezais e ambientes associados. É realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais por meio do programa Petrobras Socioambiental, na linha de atuação de Florestas.

O projeto visa desenvolver e implementar, de forma participativa, estratégias e práticas de Adaptações baseadas em Ecossistemas (AbE) dirigidas aos manguezais, brejos salinos e comunidades do litoral paranaense. Com a abordagem da Teoria da Mudança, atua nas áreas de restauração ecológica, monitoramento de avifauna e de flora, adaptação à mudança climática, articulação territorial e ações socioambientais.

Contatos para imprensa: (41) 99716-0054 – [email protected]

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima