Mater Natura ganha destaque no Programa Justiça e Conservação

Compartilhe esse conteúdo

No dia 30 de maio, Anne Zugmann, técnica do Mater Natura e proprietária da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Encontro das Águas, localizada em Paranaguá-PR, conversou sobre os quatro projetos do Mater Natura desenvolvidos em sua área de conservação. 

Projetos possibilitam a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural e a restauração de Unidades de Conservação

O primeiro deles refere-se a nosso projeto patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que viabilizou a criação da RPPN junto ao ICMBio. Um segundo projeto, financiado pelo Instituto Mosaic Fertilizantes, propiciou a restauração de 3,5 ha de matas da RPPN em áreas de mananciais explorados pela Sanepar e que abastecem os municípios de Matinhos e Pontal do Paraná. 

Pelo projeto Refloresta Lagamar, a RPPN é uma das 7 Unidades de Conservação onde são realizadas ações de restauração florestal e a coleta de sementes de espécies florestais raras e ameaçadas de extinção que são encaminhadas para viveiros do Instituto Água e Terra (IAT). Por último, um recente projeto do Mater Natura pretende desenvolver o turismo científico e elaborar o Plano de Manejo da RPPN. Acompanha abaixo entrevista de Anne Zugmann: 

Restauração ecológica em foco

A segunda entrevista ocorreu no dia 1 de junho, na qual a bióloga associada ao Mater Natura, Ana Paula Silva, comentou um pouco sobre a história dos 40 anos de existência do Instituto e sobre os 10 projetos de Restauração Ecológica desenvolvidos. 

Cinco deles já foram concluídos e outros cinco estão em execução. Em conjunto, eles se iniciaram em 2008 e irão se estender até 2030, finalizando a Década das Nações Unidas para a Restauração. No total, estes projetos do Mater Natura irão efetuar a restauração de aproximadamente 2.500 hectares de ecossistemas florestais, cerrados e de manguezais. Veja a entrevista da Ana Paula ao Programa Justiça e Conservação:

Ana Paula, ainda destacou em sua entrevista que a Mata Atlântica foi selecionada como um dos 10 modelos prioritários para restauração de ecossistemas do planeta, pois foi selecionada como flagship da restauração, por meio de uma proposta conjunta enviada pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Rede Trinacional para Restauração da Mata Atlântica. 

“Estamos em um momento de um chamado global para restauração de ecossistemas, para a mudança por meio de ações, é fundamental contar com o apoio de todos e todas, sejam eles, governos, entidades não governamentais e a sociedade em geral para esse chamado”, destaca Ana Paula.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima