Mater Natura contribui para a construção de Políticas Públicas Ambientais

Compartilhe esse conteúdo

Em maio o Mater Natura trabalhou intensamente para contribuir com os órgãos públicos e outros segmentos da sociedade no desenvolvimento de ações de Políticas Públicas para o meio ambiente.

Neste mês realizamos a indicação de técnicos associados para os Conselhos de três Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental de Guaratuba, Parque Nacional Guaricana e o Parque Estadual do Boguaçu. Além disso, no período, fomos uma das 4 ONGs eleitas para a retomada das atividades do Confauna – Conselho Estadual de Proteção à Fauna Silvestre.

No dia 19 representamos a sociedade civil em reunião da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Positivo (CEUA/UP). E, nos dias 19 e 20, participamos da 4ª feira da Juçara em Matinhos-PR, com a exposição na feirinha de sementes das espécies de flora raras e ameaçadas da Mata Atlântica que estão sendo abrangidas pelo projeto Refloresta O Lagamar.

No dia 22 – Dia Mundial da Biodiversidade, coordenamos em conjunto com a SEDEST e o IAT uma reunião técnica do projeto para revisão e ampliação da Lista Vermelha da Fauna no Paraná, na qual participaram pesquisadores especialistas nos 17 táxons (grupos de fauna) abrangidos na nova lista em elaboração. Igualmente, durante todo o mês o Mater Natura publicou em suas redes sociais convites para consulta aberta para a avaliação individualizada destes táxons. Maiores informações estão disponíveis aqui. 

Em relação às redes colegiadas voltadas à conservação e à restauração da Mata Atlântica, participamos de 22 a 27 da Semana da Mata Atlântica, organizada pela Rede de ONGs da Mata Atlântica – RMA e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA. 

Por sua vez, no dia 30, estivemos presente na reunião entre o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Rede Trinacional, enquanto flagship Pacto Trinacional da Mata Atlântica, onde em um dia de muito trabalho buscou-se construir um plano de governança estratégico para a iniciativa da restauração do flagship. 

Presentes na Reunião da Coordenação Nacional do Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica

Fechando o mês de atividades, no dia 31 acompanhamos a primeira reunião presencial da gestão 2023/2024 do Conselho de Coordenação do Pacto, além de atualizações e alinhamento entre os membros o objetivo da reunião que contou com representantes de 21 instituições de diferentes esferas que compõem o conselho de coordenação, foi o de trabalhar na construção de um plano de ação para a gestão 2023-2024.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima