Atualização da lista de espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção é discutida no Dia Mundial da Biodiversidade

Compartilhe esse conteúdo

No dia 22 de maio de 2023, Dia Mundial da Biodiversidade, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) promoveram uma reunião para apresentação dos trabalhos que visam realizar a segunda revisão e a ampliação da Lista Vermelha para 17 táxons (grupos de fauna) de vertebrados e invertebrados. Novamente, o Mater Natura foi selecionado em processo de licitação nacional para efetuar a coordenação técnica do projeto.

Durante esta reunião técnica os pesquisadores do Mater Natura, Peterson T. Leivas, coordenador técnico do projeto, e Tiago Machado, vice-presidente do Instituto e coordenador do táxon de Aves, debateram com pesquisadores convidados de todo o Estado sobre a situação atual e próximos passos da revisão e atualização da lista de espécies de fauna silvestre ameaçadas de extinção no estado do Paraná.

Coordenador do Projeto, Peterson T. Leivas, apresentando os coordenadores de cada táxon abarcado na revisão e ampliação da Lista Vermelha

Leivas, como coordenador do projeto, apresentou aos participantes o planejamento de todas as etapas necessárias para a atualização da lista de espécies ameaçadas e destacou a importância da colaboração dos pesquisadores e ressaltou a relevância das Oficinas de Avaliação das Espécies, que serão realizadas em breve. Destacou ainda, que uma das ferramentas fundamentais para o projeto é o aplicativo desenvolvido especialmente para consolidar a base de dados e facilitar a sistematização das informações coletadas e avaliadas pelos pesquisadores. 

Na reunião, também foram discutidas as próximas etapas do projeto, que incluem a realização de oficinas de metodologia e avaliação das espécies, bem como foi apresentado o cronograma previsto das etapas que serão iniciadas nas próximas semanas.

“O projeto de revisão e atualização da lista de espécies de fauna será um marco na conservação da biodiversidade, contribuindo para a elaboração de políticas públicas e ações efetivas voltadas à proteção da fauna ameaçada no Paraná”, ressaltou Leivas.

Participantes da reunião técnica para apresentação do processo de revisão e ampliação da Lista Vermelha da Fauna Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná

Breve histórico

As listas das espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção – comumente denominadas de listas vermelhas – são ferramentas essenciais para subsidiar o Poder Público na definição e aplicação de políticas públicas para a conservação da biodiversidade. Neste sentido, em termos nacionais o Estado do Paraná foi o pioneiro na elaboração da primeira lista vermelha regional (estadual) no Brasil, tanto a de fauna como a de flora, em 1995.

Depois de dois anos de trabalho, em meados de 2004 o Governo do Paraná, divulgou a primeira atualização da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção, em processo que reuniu o trabalho conjunto de 28 instituições e 115 pesquisadores, sob a coordenação técnica do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima