Atualização da lista de espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção é discutida no Dia Mundial da Biodiversidade

Compartilhe esse conteúdo

No dia 22 de maio de 2023, Dia Mundial da Biodiversidade, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) promoveram uma reunião para apresentação dos trabalhos que visam realizar a segunda revisão e a ampliação da Lista Vermelha para 17 táxons (grupos de fauna) de vertebrados e invertebrados. Novamente, o Mater Natura foi selecionado em processo de licitação nacional para efetuar a coordenação técnica do projeto.

Durante esta reunião técnica os pesquisadores do Mater Natura, Peterson T. Leivas, coordenador técnico do projeto, e Tiago Machado, vice-presidente do Instituto e coordenador do táxon de Aves, debateram com pesquisadores convidados de todo o Estado sobre a situação atual e próximos passos da revisão e atualização da lista de espécies de fauna silvestre ameaçadas de extinção no estado do Paraná.

Coordenador do Projeto, Peterson T. Leivas, apresentando os coordenadores de cada táxon abarcado na revisão e ampliação da Lista Vermelha

Leivas, como coordenador do projeto, apresentou aos participantes o planejamento de todas as etapas necessárias para a atualização da lista de espécies ameaçadas e destacou a importância da colaboração dos pesquisadores e ressaltou a relevância das Oficinas de Avaliação das Espécies, que serão realizadas em breve. Destacou ainda, que uma das ferramentas fundamentais para o projeto é o aplicativo desenvolvido especialmente para consolidar a base de dados e facilitar a sistematização das informações coletadas e avaliadas pelos pesquisadores. 

Na reunião, também foram discutidas as próximas etapas do projeto, que incluem a realização de oficinas de metodologia e avaliação das espécies, bem como foi apresentado o cronograma previsto das etapas que serão iniciadas nas próximas semanas.

“O projeto de revisão e atualização da lista de espécies de fauna será um marco na conservação da biodiversidade, contribuindo para a elaboração de políticas públicas e ações efetivas voltadas à proteção da fauna ameaçada no Paraná”, ressaltou Leivas.

Participantes da reunião técnica para apresentação do processo de revisão e ampliação da Lista Vermelha da Fauna Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná

Breve histórico

As listas das espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção – comumente denominadas de listas vermelhas – são ferramentas essenciais para subsidiar o Poder Público na definição e aplicação de políticas públicas para a conservação da biodiversidade. Neste sentido, em termos nacionais o Estado do Paraná foi o pioneiro na elaboração da primeira lista vermelha regional (estadual) no Brasil, tanto a de fauna como a de flora, em 1995.

Depois de dois anos de trabalho, em meados de 2004 o Governo do Paraná, divulgou a primeira atualização da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção, em processo que reuniu o trabalho conjunto de 28 instituições e 115 pesquisadores, sob a coordenação técnica do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima