Acesse aqui a cartilha educativa sobre manguezais e mudança climática do projeto Olha o Clima, Litoral!

A cartilha “Bicudinho-do-brejo em uma visita pelo manguezal” ensina a crianças e adolescentes sobre como os manguezais são importantes para nós e a relação que têm com a mudança climática. É o mascote do projeto, o passarinho bicudinho-do-brejo, quem guia a leitura, trazendo diversão e conhecimento sobre o tema.

O material foi produzido pelo projeto “Olha o Clima, Litoral!” como parte de um conjunto de ações socioambientais previstas para os anos de 2023 e 2024 em Antonina/PR. A proposta é que a cartilha seja usada como uma ferramenta de educação ambiental e sensibilização em conjunto com os educadores das escolas locais. Elas são distribuídas impressas aos alunos logo após a realização de oficinas educativas, que contam com a aplicação de jogos relacionados ao tema. O projeto é realizado pelo Mater Natura, com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e atua para a manutenção da biodiversidade e a resiliência à mudança climática no litoral paranaense.

“O manguezal é um ecossistema do bioma Mata Atlântica de extrema relevância ecológica, econômica e cultural. Além disso, as florestas de mangue contribuem com a absorção de carbono da atmosfera, ajudando no combate à mudança climática”, explica a bióloga que faz parte da equipe de ações socioambientais do projeto e uma das autoras da cartilha, Juliana Pina.

Além de protegerem as áreas costeiras, os manguezais são também fonte de alimento para o ser humano e outros seres vivos. “É um ambiente conhecido como berçário de muitas espécies, inclusive aquelas importantes para a comunidade pesqueira artesanal, que utilizam esses recursos para seu sustento e também reproduzem seus modos de vida tradicionais, com conhecimentos repassados geração a geração. Proteger esse ambiente é proteger a nossa biodiversidade, a nossa sociedade e as pessoas que dele dependem diretamente”, alerta.

No material, são apresentadas espécies de mangue e de animais que vivem nos manguezais paranaenses, entre eles o caranguejo-uçá, o bacucu e o mão-pelada. Os perigos da mudança climática e como contribuir para evitar seus efeitos também fazem parte da leitura. Para as crianças aprenderem mais se divertindo e interagindo, jogos de 7 erros, caça-palavras, labirinto e desenhos para colorir completam a cartilha.

Acesse a cartilha na versão online aqui.

Nossos contatos

Telefones

Telefone/WhatsApp
(41) 99716-0054

Mater Natura: (41) 3013-7185

E-mail

Contato e assessoria de imprensa: [email protected]

Endereço

Sede Mater Natura
Rua Emiliano Perneta, 297, conjunto 122 – Centro. Curitiba/PR – CEP 80010-050

Acompanhe o projeto nas redes sociais

Rolar para cima