Pesquisador associado ao Mater Natura realiza palestra na China sobre anfíbios anuros da Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

11 de Fevereiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O bioma Mata Atlântica é um dos maiores hotspots de biodiversidade no mundo, abrigando mais de 500 espécies de anfíbios. Pesquisadores associados ao Mater Natura participaram da descoberta e descrição de 21 anfíbios anuros entre os anos de 1998 e 2018.

Destes 21 anfíbios, 15 foram identificados durante o desenvolvimento de dois projetos realizados sob a coordenação do pesquisador Marcio Pie. No âmbito destes projetos, executados pelo Mater Natura em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foram realizadas expedições para caracterizar a diversidade de anuros em regiões montanhosas do Paraná e Santa Catarina, resultando na identificação destas novas espécies de anuros dos gêneros Melanophryniscus e Brachycephalus entre o período de 2015 e 2018. Todas as novas espécies apresentam uma distribuição muito restrita, levando a uma especial preocupação sobre a sua conservação. Além disso, a descoberta de tantas novas espécies em um pequeno período de tempo sugere que a diversidade de anuros de montanhas, particularmente em florestas nebulares, ainda pode estar consideravelmente subestimada.

Em reconhecimento à importância científica destas descobertas, em dezembro de 2018, Marcio foi convidado a fazer uma visita à University of Guangxi, em Nanning – China. Durante a viagem, Pie foi a campo com os pesquisadores desta Universidade e também concedeu uma palestra sobre o trabalho com anfíbios anuros da Mata Atlântica realizado por ele e outros dois pesquisadores, Luís Fernando Ribeiro e Marcos Ricardo Bornschein, também associados ao Mater Natura e que integraram a equipe técnica dos citados projetos. O objetivo desta aproximação, além da troca de informações é colaborar com o estudo de anuros do sudeste da Ásia.

Abaixo, as fotos da visita de Marcio à China!

Márcio Pie durante palestra na University of Guangxi.
Marcio Pie durante palestra na University of Guangxi.
Márcio e equipe do laboratório do Dr. Madhava Meegaskumbura da University of Guangxi.
Marcio (ao centro) e equipe do laboratório do Dr. Madhava Meegaskumbura da University of Guangxi.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima