15 de Janeiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
Atualizado em 17 de Janeiro de 2019.
O projeto “Anfíbios microendêmicos: execução de ações do plano de ação nacional de conservação de espécies ameaçadas de extinção e estratégias para a conservação”, aprovado em 2018 por edital pela Fundação Grupo Boticário está em execução desde setembro último.
O objetivo do projeto é executar as ações previstas no Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação da Herpetofauna do Sul para as espécies de anfíbios do gênero Cycloramphus. As ações do PAN preveem avaliação do status de ameaça, manejo e conservação das espécies de Cycloramphus e das áreas em que elas ocorrem. Também faz parte do objetivo do projeto, utilizar DNA ambiental para determinar a ocorrência, caracterizar e mapear áreas de ocorrência e de possível ocorrência das espécies. O método de DNA ambiental consiste na detecção de fragmentos de DNA das espécies presentes em amostras de um determinado ambiente, os dados coletados irão contribuir para indicar locais para a criação de Áreas Protegidas para a conservação do gênero.
As ações nestes primeiros meses de execução do projeto ocorreram no estado do Paraná, por meio de contato com proprietários de áreas a serem amostradas, visita em campo e análise de ambiente para seleção e diagnóstico das áreas específicas. Igualmente, deu-se início a compilação de dados de ocorrência das espécies com base em registros de literatura e museu.
A expectativa para o período de janeiro a março de 2019 é a de realizar amostragens nas áreas selecionadas em busca das espécies alvos e gerar mapas de ocorrência de cada espécie.
Confira as fotos das áreas visitadas!