Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento – BIRD

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) (em inglês International Bank for Reconstruction and Development – BIRD) é a instituição financeira do Banco Mundial que proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países. O poder de voto de cada país-membro está vinculado às suas subscrições de capital, que por sua vez estão baseadas no poder econômico relativo de cada país. O BIRD levanta grande parte dos seus fundos através da venda de títulos nos mercados internacionais de capital. Juntos, o BIRD e a AID (Associação Internacional de Desenvolvimento) formam o Banco Mundial.

Sobre a parceria – A parceria foi para a realização do Programa de Saneamento Ambiental da Região Metropolitana de Curitiba – PROSAM), executado no período de 1993 a 1998, para assegurar qualidade de vida à população de municípios da Região de Curitiba.
Em novembro de 1994, um conjunto de oito ONGs assinaram um Protocolo de Intenções com o Governo do Paraná visando a execução do projeto “Auditoria Ambiental Não-Governamental ao PROSAM”, que foi idealizado pelo Fórum de Entidades Ambientalistas da Região Metropolitana de Curitiba para garantir mecanismos de monitoramento da população no acompanhamento da execução do PROSAM. Posteriormente dentre o conjunto dessas ONGs, o Mater Natura foi escolhido para firmar contrato com a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral – SEPL, objetivando exercer a coordenação técnica e a gerência administrativa-financeira da Auditoria.
Entre abril de 1995 e maio de 1998, o projeto realizou o acompanhamento sistemático do planejamento e da execução de vários dos subprojetos do PROSAM. O BIRD foi o responsável pelo financiamento de 85% do orçamento do projeto de Auditoria Ambiental, ficando os demais 15% sob responsabilidade do Governo do Estado, através da SEPL.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Projeto Cavernas, modelo para análise de mudanças climáticas, chega ao fim

No dia 16 de abril ocorreu a última reunião de acompanhamento dos projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná, no âmbito do Termo de Cooperação, para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica no01/2021/ICMBio. Dentre os presentes estavam representantes do CECAV (Jocy Cruz e Diego Bento) da Margem Mineração – Cecil Cimentos (Douglas

Nossas ações

Atingimos a meta de 113 projetos; confira os novos dois

Em abril atingimos a significativa marca de 113 projetos do Mater Natura, em desenvolvimento ou já executados. Além disso, neste mês iniciaram dois novos projetos – Conecta UC: integrando unidades de conservação do Lagamar paranaense e Território Caiçara: harmonizando direitos das comunidades tradicionais das Ilhas das Peças e do Superagui. Conecta UC: integrando unidades de

Rolar para cima