Aves em destaque: iniciativas de conservação e educação ambiental

Compartilhe esse conteúdo

Nós seguimos atuando no fortalecimento do turismo de observação de aves e na sensibilização ambiental no litoral paranaense. Em fevereiro, participamos de importantes ações para impulsionar o município de Antonina, que fica na região, como um destino de destaque para a avifauna brasileira. Confira os destaques a seguir:

Participação no 3º Ornithos Grande Reserva Mata Atlântica

Estaremos presentes no 3º Ornithos Grande Reserva Mata Atlântica, um dos maiores encontros de observadores de aves, pesquisadores, fotógrafos e amantes da natureza. O evento ocorre nos dias 14, 15 e 16 de março, em Antonina.

A ornitóloga Maria Fernanda Ferreira Rivas, do Mater Natura, ministrará a palestra “Restaurando habitats para o bicudinho-do-brejo (Formicivora acustirostris)”, no dia 16 de março, às 15h.

Além desta e outras palestras, o evento contará com trilhas guiadas para observação de aves, atividades infantis, feira de ecoturismo, arte e produtos locais e ações ambientais para a conservação da Mata Atlântica. Saiba mais: @ornithosgrma

Antonina rumo ao título de Cidade das Aves

Em fevereiro, participamos da terceira reunião com representantes do Conselho Municipal de Turismo (Contur) de Antonina para definir diretrizes e requisitos para que o município pleiteie o título de Cidade das Aves. Esse reconhecimento, concedido pelas organizações Environment for the Americas (EFTA) e American Bird Conservancy (ABC), valoriza cidades que desenvolvem ações comunitárias voltadas à conservação das aves e à sensibilização sobre os impactos que enfrentam.

Além disso, tivemos uma reunião com Egor Sánchez (EFTA – Colômbia), em que apresentamos as atividades em andamento para que Antonina conquiste essa importante certificação.

Reunião com representantes do Conselho Municipal de Turismo (Contur) de Antonina para que o município pleiteie o título de Cidade das Aves

Seminário Internacional de Ornitologia

Estamos organizando um seminário técnico-científico internacional de ornitologia junto com o turismólogo Carlos Borja, idealizador do evento. O seminário está previsto para novembro, com atividades em Antonina e na Reserva MyrtLau, em Campina Grande do Sul, no Paraná.

Desde janeiro, realizamos diversas reuniões para estruturação do projeto, incluindo a busca por financiamento. Em fevereiro, avançamos na definição de objetivos, público-alvo, plano de comunicação, palestrantes internacionais, orçamento e cronograma. O evento promete reunir especialistas, pesquisadores e entusiastas da observação de aves, para promover a troca de conhecimentos e incentivar práticas de conservação.

Reunião para organização do seminário técnico-científico internacional de ornitologia junto com o turismólogo Carlos Borja, idealizador do evento

Comemoração do Dia Mundial das Aves Migratórias no Colégio Moysés Lupion

No dia 28 de fevereiro, realizamos uma atividade especial para celebrar o Dia Mundial das Aves Migratórias (DMAM) no Colégio Moysés Lupion, em Antonina. Essa iniciativa é um dos critérios essenciais para que o município obtenha o título de Cidade das Aves.

Foram envolvidas duas turmas do 6º ano (Ensino Fundamental), com uma programação que incluiu uma apresentação educativa sobre aves migratórias, os impactos das atividades humanas para essas espécies e porque é importante conservá-las. Depois, foi realizada a observação de aves no pátio da escola, que conta com áreas arborizadas, brejos e capins rasteiros. E, por fim, uma oficina de máscaras trouxe aprendizado de forma lúdica, com a criação de representações das aves locais feitas pelos alunos.

Palestra, observação de aves e oficina de máscaras, ações para contribuir para aproximar os jovens da importância da conservação da avifauna e do patrimônio natural de Antonina

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Elos da Mata Atlântica: novo projeto inicia ações de restauração no sudeste do Paraná

Iniciamos, em outubro de 2025, mais uma iniciativa estratégica para a conservação da biodiversidade: o projeto “Elos da Mata Atlântica: Corredores para a Reconexão Ecológica”, aprovado no Edital 21/2024 – Floresta Viva (Sudeste do Paraná), gerenciado pelo Funbio. Com duração de 48 meses, o projeto tem como meta restaurar 200 hectares de áreas degradadas em

Notícias

Eventos e reuniões de setembro fortalecem ações e parcerias do Mater Natura

O mês de setembro foi intenso, com uma série de atividades, reuniões e eventos que reforçaram parcerias, avançaram projetos e ampliaram ações de educação ambiental e conservação da biodiversidade. Educação ambiental e restauração florestalNo dia 26 de setembro, participamos de uma ação de educação ambiental com a Sociedade Chauá e a Natureza Karuna, dando continuidade

Rolar para cima