Atuação em políticas públicas e governança socioambiental durante o mês de fevereiro

Compartilhe esse conteúdo

O Mater Natura segue ampliando sua participação em espaços estratégicos de discussão e construção de políticas públicas ambientais. Confira os eventos e iniciativas que marcaram o último mês:

Fazemos parte do Comitê Organizador Estadual (COE) da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, evento que será realizado nos dias 12 e 13 de março de 2025, no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba. Teremos um delegado representando o Mater Natura nesse encontro essencial para debater políticas ambientais e climáticas.

Com o tema Emergência Climática, a conferência abordará soluções para a transição ecológica e resiliência climática, reunindo sociedade civil, setor produtivo e poder público. Os eixos temáticos incluem: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.

Esse é um passo fundamental para alinhar as estratégias do Paraná às metas nacionais e internacionais e promover inovação na adaptação climática, na transição para uma economia de baixo carbono e na preservação dos biomas.

Saiba mais:
Confira a programação
Acesse o regulamento
Inscreva-se como observador


Eventos e iniciativas recentes

No dia 04 de fevereiro, estivemos presentes no 3º encontro dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, em Curitiba. O encontro foi promovido pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, dentro do programa Itaipu Mais que Energia. O evento reuniu representantes de municípios, universidades, movimentos sociais e organizações comunitárias para discutir desafios socioambientais e fortalecer a governança participativa.

3º encontro dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, em Curitiba. Promovido pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec


Organizamos e participamos da Reunião do GT Advocacy PSA – Fórum Florestal PR e SC no dia 10 de fevereiro, com a retomada da estratégia de advocacy em Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). O objetivo é consolidar o PSA como um instrumento efetivo de conservação das florestas, biodiversidade e recursos hídricos, para garantir governança sólida e financiamento de longo prazo para proprietários rurais no Paraná e Santa Catarina.

Reunião do GT Advocacy PSA, do Fórum Florestal PR e SC, que retomou a implementação de sua estratégia de advocacy em Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA)


Em 24 de fevereiro, apresentamos no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de São José dos Pinhais uma das ações educativas do PPPEA Guaratuba (Projeto Político Pedagógico Mediado Pela Educação Ambiental de Guaratuba), com foco no fortalecimento de espaços de participação. Como projeto piloto, realizamos um Workshop de Planejamento Estratégico, que poderá ser expandido para outros municípios do território da APA de Guaratuba.

Workshop de Planejamento Estratégico do PPPEA Guaratuba para o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de São José dos Pinhais


Durante o último mês, também participamos de reuniões do GT do Observatório do Clima (OC) para preparação do Encontro anual do OC de 2025 e no dia 18 de fevereiro participamos da Reunião do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Campos de Altitude: biodiversidade ameaçada por mudanças na legislação ambiental

A Apremavi e a Rede de ONGs da Mata Atlântica, ao lado de outras organizações ambientalistas como o Mater Natura, estão realizando uma campanha em defesa de uma importante fitofisionomia do bioma Mata Atlântica. Os Campos de Altitude apresentam alta biodiversidade e endemismo, com espécies que se adaptaram a condições de clima rigoroso e sazonalidade

Rolar para cima