6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

Compartilhe esse conteúdo

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e nossas cidades.

Vista aérea da baía de Antonina, Litoral do Paraná – Foto: Gabriel Marchi

Com este foco, o projeto “Olha o Clima, Litoral!” busca a colaboração entre diferentes grupos e setores, para planejar e organizar melhor o uso do território. Isso envolve, por exemplo, decidirmos juntos onde construir casas, proteger áreas naturais e implementar infraestrutura resistente a desastres, para que o território esteja mais preparado para lidar com eventos climáticos extremos.

Para tanto, realizamos um diagnóstico com a participação de diversos atores da sociedade (poder público, instituições de pesquisa, terceiro setor, Justiça e Unidades de Conservação) analisando demandas e oportunidades para a conservação de manguezais e ecossistemas associados dos sete municípios do litoral paranaense.

Buscamos também ampliar o debate e o fortalecimento da gestão integrada do território, para contribuir com estratégias e medidas de adaptação às mudanças climáticas que beneficiem os municípios do nosso litoral, seus ecossistemas e as comunidades que dependem deles. É um esforço coletivo para tornar a região mais forte e segura diante das mudanças do clima, que valoriza o diálogo e a participação de todos os atores envolvidos.

Confira o episódio na íntegra

Assista à websérie completa no YouTube.

Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

O projeto “Olha o Clima, Litoral!” é realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

 Produção dos vídeos da série: Olhar Nativo | Gabriel Marchi 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biodiversidade

Sapo menor que a ponta de um lápis é descoberto em montanha de Santa Catarina

Registro reforça a relevância da Mata Atlântica e o protagonismo de pesquisadores do Mater Natura na descrição de espécies raras e endêmicas Brachycephalus lulai, espécie entre 8 e 13,4 mm encontrada no topo da Serra do Mar. FOTO: Luiz Fernando Ribeiro/Mater Natura. O topo úmido e frio de uma montanha da Serra do Mar, em

Notícias

Encontro do Meio integra Unidades de Conservação e comunidade na etapa central do Projeto Diálogo UC

Representantes das seis UCs do território da APA de Guaratuba e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema se reuniram para revisar avanços, alinhar estratégias e fortalecer a gestão participativa do território. Participantes das seis Unidades de Conservação e da Comunidade Mundo Novo do Saquarema durante o Encontro do Meio, etapa central do Projeto Diálogo UC.

Rolar para cima