18/09: Webinar “Olha o Clima, Litoral!” debate resiliência climática no Paraná

Compartilhe esse conteúdo

O Brasil está passando por uma crise sem precedentes, com o clima mais seco dos últimos tempos, estados cobertos por fumaça de florestas queimando e rios com níveis cada vez mais baixos. Para discutir como a região pode se adaptar e fortalecer sua resiliência, o webinar “Olha o Clima, Litoral!” – Resiliência Climática no Litoral do Paraná será realizado no dia 18 de setembro, das 9h às 11h30.

O evento online reunirá especialistas, representantes governamentais e da sociedade civil para um debate aprofundado sobre os desafios e soluções para a gestão do risco climático, a justiça climática e a importância dos ecossistemas costeiros. O webinar também apresentará os resultados de dois anos do projeto “Olha o Clima, Litoral!”.

 

Programação:

9h – Abertura – Resiliência climática no Litoral do Paraná e resultados do projeto “Olha o Clima, Litoral!”

Marcelo Faragó Vieira da Silva – Engenheiro de Segurança no Trabalho da Petrobras, atua na fiscalização de projetos socioambientais na área de Responsabilidade Social da companhia. 

Ricardo Pamplona Campos – Técnico de articulação territorial do projeto, consultor ambiental, técnico e coordenador de projetos no Mater Natura.

9h30 – Mesa redonda: Desafios e papéis de cada setor da sociedade para a resiliência climática

⦁ Eduardo Vedor – Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb-UFPR)

Rafael Souza – Cofundador e diretor-presidente do Instituto Ecoe

Rodrigo Brandão Bunevich – Professor nível superior sênior na Petrobras, na Gerência de projetos voluntários em soluções baseadas na natureza

Walquíria Biscaia – Coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais – Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest)

Mediação: César Tavares – técnico em adaptação à mudança climática do projeto, atua na formulação de políticas públicas ambientais e coordena projetos no Mater Natura.

🗓️ Data: 18 de setembro

Horário: Das 9h às 11h30

👉Inscreva-se: climalitoral.org.br/webinar

 

Confira os currículos dos participantes:

Convidados

Eduardo Vedor – Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb-UFPR)

Geógrafo e mestre em Geografia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Concluiu doutorado também em Geografia pela UFPR (2010). Desenvolveu pós-doutorado em Ordenamento Territorial na UNCuyo (Mendoza/Argentina). Tem experiência em docência no ensino superior e no desenvolvimento de projetos técnicos e acadêmicos na área de geoprocessamento aplicado a estudos ambientais e sociais. Atualmente é Professor Associado da UFPR, coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB-UFPR), está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO) do Centro de Estudos do Mar (CEM-UFPR) e atua como coordenador do nó Latino-americano na RIDOT (Red Iberoamericana de Observación Territorial).

Rafael Souza – Cofundador e diretor-presidente do Instituto Ecoe

Especialista em Gestão Ambiental pela UFPR, Especialista em Design Ecológico com certificação pelo IBQP-PR e em Direitos da Natureza e Ecologia Jurídica Integral pela EJUSP.  Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares PALI-UNESPAR.  Membro do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais (FPMCG).

Rodrigo Brandão Bunevich – Professor nível superior sênior na Petrobras, na Gerência de projetos voluntários em soluções baseadas na natureza

Geólogo, formado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc USP) em 2008. Realizou pesquisas no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) na área de geoquímica e meio ambiente. Atuou em projetos de avaliação de áreas contaminadas (diagnóstico ambiental), modelagem numérica de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes, avaliações hidrogeológicas, inventário de dados ambientais e implantação de SIGs (Sistema de Informações Geográficas) específicos para a área de meio ambiente. Tem experiência na área de sedimentologia, estratigrafia e petrografia de rochas carbonáticas.

Walquíria Biscaia – Coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais – Diretoria de Políticas Ambientais (Dipam) da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest)

Bióloga, mestre em Biotecnologia Industrial com ênfase em biotecnologias para mitigação de poluição atmosférica. Desde 2020 trabalha com políticas públicas ambientais sobre biodiversidade e mudanças climáticas.

Marcelo Faragó Vieira da Silva – Engenheiro de Segurança no Trabalho da Petrobras, atua na fiscalização de projetos socioambientais na área de Responsabilidade Social da companhia.

 “Olha o Clima, Litoral”

Ricardo Pamplona Campos – Técnico de articulação territorial do projeto. Biólogo (PUC-PR, 2006), mestre em Ecologia e Conservação da Natureza (UFPR, 2010). Desde 2006, atua como consultor ambiental e na elaboração e execução de projetos de pesquisa em conservação e restauração da flora e da fauna na Mata Atlântica dos estados de Santa Catarina e do Paraná. É técnico e coordenador de projetos no Mater Natura.

César Tavares – técnico em adaptação à mudança climática do projeto. Engenheiro Florestal formado pela UNESP (2014), com pós-graduação em Gerenciamento Ambiental pela USP (2018) e Conservação da Natureza pela PUC (2020). Possui ampla experiência no desenvolvimento de planos estratégicos voltados para a conservação da natureza, o desenvolvimento local e as mudanças climáticas. Atua ativamente na formulação de políticas públicas ambientais e coordena projetos no Mater Natura – instituição que representa em importantes coletivos, como o Observatório do Clima, o Observatório do Código Florestal e o Diálogo Florestal.

Não perca essa oportunidade de participar de um debate fundamental sobre a resiliência climática no Litoral do Paraná.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Seminário Regional Sul fortalece Unidades de Conservação na Mata Atlântica

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2024, Atalanta/SC recebeu o Seminário Regional Sul sobre Unidades de Conservação, realizado como parte do projeto “Cuidando da Mata Atlântica: Articulação Região Sul da RMA”. A iniciativa tem por objetivo contribuir com a conservação e restauração da Mata Atlântica, por meio da articulação da Rede de

Nossas ações

Mater Natura e Brasil Contentores se unem em prol da sustentabilidade

Nos últimos anos, as empresas estão cada vez mais valorizando os conceitos de sustentabilidade empresarial e gestão ambiental. Isso envolve não somente a preocupação em rastrear a cadeia de produção que permeia a construção final de seus produtos e serviços, promovendo a capacitação e conscientização de seus colaboradores, mas também firmando parcerias com instituições da

Rolar para cima