Turismo Científico e Ciência Cidadã no litoral do Paraná, conheça o novo projeto do Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em conjunto com outros parceiros abriram, no segundo semestre de 2022, a Chamada de Projetos Soluções para o Fortalecimento de Áreas Protegidas. 

Após a Fase II da seleção, que contou com mentorias, lives e feedbacks de especialistas para o aprimoramento das propostas, foram selecionadas 21 soluções no Brasil para receberem apoio financeiro. Entre as soluções contempladas no Estado do Paraná, a proposta “Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã”, submetida pelo Mater Natura, foi selecionada. 

A solução proposta visa a estruturação da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Encontro das Águas para o uso público no âmbito do turismo científico e o engajamento com as comunidades de seu entorno. Para tanto, a atuação se dará nas seguintes frentes de ação: 

1) elaborar plano de manejo e plano de negócios da RPPN para o turismo científico; 

2) implementar tecnologia para o monitoramento ambiental em tempo real  permitindo a melhor gestão da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos prestados.

3) elaborar e testar protocolos de monitoramento participativo da biodiversidade para  Unidades de Conservação locais. 

4) mobilizar as comunidades do entorno da RPPN e do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange para engajamento social voluntário na produção científica e no monitoramento participativo da biodiversidade, por meio da Ciência Cidadã. 

5) realizar o inventário turístico do entorno do PNSHL e diagnóstico de interesse e vocação turística das comunidades do entorno da RPPN, 

6) criar website –  Portal Selva que disponibilizará em plataforma aberta dados gerais, acesso aos roteiros e serviços, acesso a planilhas de monitoramento participativo, QR codes com informações de espécies arbóreas e pontos de observação, plataforma aberta de dados coletados por sensores em tempo real e divulgação de produtos, empreendimentos e atrativos turísticos locais.

Limites RPPN Encontro das Águas

Como forma de garantir a qualidade da proposta, a estratégia está pautada nas Agendas para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ações para adaptação e mitigação às mudanças climáticas dentro dos protocolos da Organizaçao Meteorológica Mundial (WMO) com a inserção da tecnologia de Big Data e monitoramento hidrometeorológico. 

A tese de impacto abrange as dimensões ASG (Ambiental, Social e Governança), sendo: o ambiente, contemplado com a prestação de serviços ecossistêmicos, proteção dos mananciais e produção científica; a sociedade, com as ações junto às comunidades, UC, instituições pesquisa, monitoramento participativo, popularização e divulgação do conhecimento científico e saberes locais; e, a governança representada na ética e transparência das instituições envolvidas para gestão e estruturação do uso público da RPPN/EA, ampliação das redes de ciência cidadã, compartilhamento de dados em plataforma aberta, fomento ao turismo nas comunidades de entorno e parcerias institucionais.

Localização da RPPN no entorno do PNSHL

A proposta conta com uma rede de colaboradores e profissionais composta pela  Start Up de Monitoramento Ambiental Naila IoT; a Universidade Federal do Paraná – setor Litoral, por meio da equipe do Laboratório de Análise e Monitoramento da Mata Atlântica (LAMMA) e do professor José Pedro da Ros do Curso de Tecnologia e  Gestão do Turismo; operadora de turismo EkoWays; o curso de Ciências Biológicas da Unespar – Paranaguá; Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (PNSHL); e da equipe do Mater Natura Ricardo P. Campos, Daniel Zambiazzi Miller e Anne Zugman, coordenadora do projeto e proprietária da RPPN Encontro das Águas.

Para saber mais sobre a Chamada, acesse: Chamada Áreas Naturais e acompanhe o andamento do projeto nas mídias digitais do Mater Natura e do instagram da RPPN.

O Pitch da proposta está disponível através deste link.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Projetos responsáveis pela compensação de impactos em cavidades naturais subterrâneas estão em etapa final

Em 25 de março de 2021 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Margem Companhia de Mineração firmaram o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021, com o objetivo de consolidar as obrigações das partes para a execução de seis projetos visando a compensação pelos impactos negativos irreversíveis

Rolar para cima