Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – O Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA foi criado em 1995, entrando em operação em 1996, ano em que iniciou o apoio aos primeiros projetos. A sua construção resultou de um processo de negociação envolvendo Governo Brasileiro, organismos de cooperação internacional representando os países do G7 e as redes de ONGs e Movimentos Sociais da Amazônia (GTA) e Mata Atlântica (RMA). Implementado pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais (PPG7), o PDA recebeu recursos financeiros principalmente da Cooperação Internacional Alemã – Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW) e o apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ, hoje denominada GIZ) – e teve como principais desafios demonstrar através de experiências inovadoras a possibilidade efetiva de construção, em bases socioambientais, de estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável e, a partir dos aprendizados produzidos por estas experiências, estimular a formulação de políticas públicas que contribuam para a difusão e incorporação destas estratégias por outras comunidades, organizações e instituições governamentais.

Sobre a parceria – O Mater Natura participou em cinco projetos financiados pelo componente PDA Mata Atlântica, após aprovação em editais públicos:
• Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação na Região Sul e Mato Grosso do Sul – cujo período de execução foi de junho de 2007 a junho de 2009, abrangendo a capacitação de atores relacionados à gestão participativa de 50 unidades de conservação de âmbito federal, estadual e municipal, situadas nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
• Formação do Conselho da APA e elaboração do Plano de Manejo da APA Serra da Esperança – tendo por período de execução maio de 2006 a julho de 2009, abrangendo área de 10 municípios paranaenses que formam esta APA. Os produtos do projeto foram a formação do conselho gestor e a elaboração do plano de manejo desta APA.
• Gerenciamento integrado de unidades de conservação da mata atlântica: a capacitação em gestão participativa como uma estratégia de conservação – com execução de 2011 a 2012.
• Governança participativa da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, desenvolvido entre 2010 a 2012, e que permitiu a formação de um grupo de instituições públicas e privadas denominado Rede Gestora, a qual foi responsável por delinear a proposta de limites do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e definir as ações estratégicas para a sua implementação.
• O Mater Natura integrou o consórcio de instituições parceiras do projeto da SPVS denominado Corredor das Araucárias, financiado pelo PDA em 2011 e 2012, sendo o responsável pela execução das Metas 1 e 2 do projeto (formação da Rede Gestora e delineamento dos limites do Corredor).

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima