Sociedade civil avança na resistência aos Projetos de Leis Pró Liberação da Caça no Brasil

Compartilhe esse conteúdo

23 de Junho de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Desde janeiro de 2017, o Mater Natura vem acompanhando e atuando contra as ações de alguns deputados federais que almejam a flexibilização da legislação brasileira para permitir as caças comercial e desportiva aos animais silvestres de nosso país. Nesse sentido, ajudamos a organizar e participamos de dois coletivos da sociedade civil para se contrapor a este objetivo: a Aliança Pró Biodiversidade (APB) e o Movimento Todos Contra a Caça.

No início, nossa atenção ficou voltada ao projeto de lei 6.268/2016, apresentado pelo então deputado Valdir Colatto (MDB/SC), amplamente divulgado nas mídias sociais, e que ficou conhecido como o PL da Caça ou PL da Morte. Mas, aos poucos fomos descobrindo que havia uma ação orquestrada de um segmento de deputados que defendem a caça desportiva e o lobby das indústrias de armas e munições no país. E, hoje, já temos cinco projetos de lei com este objetivo tramitando na Câmara dos Deputados, conforme abaixo:

PL 6.268/2016 (PL da Caça): do ex-deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) e que pretende legalizar as caças profissional e esportiva.

PLP 436/2014: do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), que tenta passar para os Estados o fornecimento de autorizações de caça.

PL 7.136/2010: do deputado federal licenciado e ex-chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que propõe passar para os municípios a emissão de licenças de caça.

PLs 986/2015 e 019/2019: respectivamente dos deputados federais Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) e Alexandre Leite (DEM-SP), sendo que ambos pretendem criar o Estatuto dos CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) abordando o armamento utilizado por essas categorias, além de considerar como legalizada a caça esportiva no Brasil.

Para divulgar a existência e objetivos desses PLs junto à população e formar uma resistência da sociedade aos referidos PLs, o Mater Natura e os dois coletivos acima mencionados realizaram uma série de ações, quais sejam:

– Organizaram um manifesto que coletou, até o momento, assinaturas de coletivos/redes (35), ONGs (289), pesquisadores e técnicos (402), artistas (70) e políticos (34), totalizando 830 manifestantes. Novas adesões podem ser enviadas ao e-mail: pizzi@maternatura.org.br.

– Disponibilizaram, em 06 de maio, uma petição online na plataforma Change, que já conta com mais de 765 mil adesões, e o ritmo de assinaturas indica que em algumas semanas vamos ultrapassar o 1 milhão de adesões. Contamos com seu apoio para assinar e compartilhar a petição!

– Em conjunto com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Frente Parlamentar pelos Direitos dos Animais, organizaram em 22 de maio último um evento na Câmara dos deputados para debater sobre os 5 PLs, apresentar o manifesto e a petição Change, bem como divulgar uma pesquisa inédita feita pelo Ibope  em que se entrevistou 2.002 pessoas em 142 municípios, chegando-se ao resultado de que 93% da população brasileira é contra a caça.

– No dia 11 de junho, por iniciativa do deputado Fred Costa (Coordenador da Frente Parlamentar pelos Direitos dos Animais), foi realizada uma audiência com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para a entrega de cópias impressas e em DVD do manifesto e da petição Change, além de levar ao seu conhecimento os resultados da pesquisa ibope. Dentre os presentes no evento, encontrava-se o presidente do Mater Natura, Paulo Pizzi. A reunião foi amplamente divulgada pela mídia, reconhecendo e legitimando o pleito da sociedade civil e da população contra os 5 PLs, a exemplo deste artigo  da Carta Capital.

Paulo Pizzi à esquerda de Rodrigo Maia durante a audiência para entrega de cópias impressas e em DVD do manifesto e da petição Change Contra a liberação da caça no Brasil.
Paulo Pizzi à esquerda de Rodrigo Maia durante a audiência para entrega de cópias impressas e em DVD do manifesto e da petição Change contra a liberação da caça no Brasil.

E, depois de dois anos divulgando projetos de leis (PLs) da Câmara dos Deputados que são prejudiciais à nossa fauna silvestre, temos uma notícia boa que merece elogios e ser compartilhada. Neste mês de junho foi protocolado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3276/2019, de autoria do deputado federal Célio Studart (PV-CE), que prevê pena de três a seis anos de prisão para quem caçar animais protegidos por lei no Brasil.

#TODOSCONTRAACAÇA, e vamos seguir firmes na luta contra os PLs da Morte de nossos animais silvestres!

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá